Na volta às aulas, as crianças das escolas municipais de Educação Infantil de Sumaré terão uma agradável surpresa: as unidades recebem nos próximos dias novos parquinhos. Os brinquedos já começaram a ser entregues e uma força-tarefa está programada para que a montagem seja concluída em todas as escolas até o dia 5 de fevereiro, quando as aulas retornam.

???Este é mais um investimento nas nossas crianças. Os parquinhos de algumas escolas eram antigos e necessitavam de manutenção constante para que nossos alunos pudessem brincar com segurança. Agora, as 29 escolas de Educação Infantil contarão com novos brinquedos, todos seguindo as normas técnicas de segurança e qualidade, proporcionando às nossas crianças um espaço adequado para a diversão, prática de atividades físicas e interação com os amiguinhos???, comentou o prefeito Luiz Dalben, que vistoriou pessoalmente os brinquedos nesta manhã na EM Sabidinho, junto da secretária de Educação, Mirela Cia Medeiros.

Os brinquedos são basicamente feitos de polietileno (escorregadores, por exemplo) e chapas metálicas revestidas em PVC (no caso de decks e escadas). São preparados para não rachar com o sol, possuem piso antiderrapante e as peças metálicas, como grades de proteção e pilares de sustentação, possuem acabamento em pintura eletrostática, que é mais resistente à corrosão e ferrugem, garantindo toda segurança e conforto aos alunos.

???O ato de brincar na primeira infância é essencial para o desenvolvimento psicomotor e social das crianças. Sendo assim, o empenho da atual administração é para oferecer condições e espaços adequados para que isso aconteça. Além de ganhar novos parquinhos, nossas escolas também estão ficando mais divertidas e aconchegantes com pinturas artísticas realizadas por colaboradores municipais. As paredes estão ganhando vida com personagens, animais e, no piso, estão sendo pintadas ???amarelinhas???, letras e números, estimulando a criatividade e pró-atividade dos alunos???, completou Mirela.

Já receberam a pintura artística as escolas Arco Íris, Reino da Garotada, Borboletinha Azul, Santo Tomazin e José de Anchieta, além do CEAV (Centro de Educação Ambiental Vivenciada) e Cidade Mirim do Trânsito. No momento, a pintura é realizada na EM Sabidinho e, encerradas as unidades educacionais da região central, o trabalho passa a ser realizado nas escolas da região do Picerno, seguindo para as demais regiões posteriormente. Todas as unidades da rede municipal de Educação serão beneficiadas.

Para garantir um bom retorno às aulas, também já teve início essa semana o mutirão de limpeza interna nas escolas e, na próxima semana, começa a limpeza externa, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, envolvendo serviços de roçagem e jardinagem.