A Secretaria de Educação de Americana inicia planejamento da Rede Municipal de Ensino nesta quarta-feira, (3/2), no Teatro Municipal “Lulu Benencase” com duas palestras para professores, instrutores de teatro, pedagogos, diretores e profissionais do “Mãos que acolhem”.
A primeira palestra, “Os impactos das vulnerabilidades no desenvolvimento psicossocial da criança e o papel da escola como fator de proteção de direitos”, com a terapeuta ocupacional da Unisal, Maria Luisa Bissoto, acontece das 8h às 12h. A segunda, das 13h às 17h, será sobre “Direitos e deveres educacionais: o conflito como forma de educar”, ministrada pela pedagoga Maria Luiza Begnami.
Juçara anunciou ainda a implantação do Sistema de gerenciamento escolar e a reorganização da merenda escolar.
Maria Luísa Bissoto é terapeuta ocupacional, especializada em Educação Especial (Unicamp), mestre e doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e Pós-Doutora em Educação pela UNESP (Botucatu). Cursa um segundo pós-doutorado na Universidade do Minho, Braga, Portugal.
Suas atividades profissionais e de pesquisa estão ligadas ao campo da Educação Sociocomunitária numa perspectiva de educação para a autonomia, à formação de professores para a Educação Básica, à Educação Inclusiva, aos processos cognitivos e de ensino-aprendizagem, e à reabilitação.Maria Luiza Begnami possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras (2007) e mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2013). Atualmente é coordenadora de secretaria da Fundação Hermínio Ometto.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: direito educacional formação docente, educação, clima organizacional e formação continuada.
Nos dias 4 e 5 de fevereiro os educadores estarão nas unidades para a organização do ano letivo com formação e reuniões. A Rede Municipal de Ensino tem, aproximadamente, 6.800 alunos no Ensino Fundamental e cerca de 5 mil crianças nas Emeis e 4.400 em creches. No total, são mais de 16 mil alunos matriculados na Rede de Americana.