Com a proximidade da votação neste domingo (2 de outubro), trazemos hoje (30) um balanço das conversas sobre as #Eleições2022 no Twitter até agora. De 1º de janeiro a 29 de setembro, foram contabilizados mais de 100 milhões de Tweets sobre as eleições brasileiras, o que faz dela a eleição mais Tweetada do mundo em 2022 até agora – maior do que a conversa sobre as eleições da Colômbia, onde o processo já acabou.
Somente nas últimas sete semanas, período oficial da campanha eleitoral, foram contabilizados quase 45 milhões de Tweets relacionados às #Eleições2022. Entre os temas em destaque, os mais abordados pelas pessoas nesses Tweets foram Corrupção, Economia e Violência. Confira como ficou a distribuição entre os maiores cinco assuntos dentro das conversas sobre eleições, semana a semana:
Exemplo de Moment: https://twitter.com/MomentsBrasil/status/1510683287408328705
Outra iniciativa do Twitter para direcionar as pessoas para fontes confiáveis são os avisos de busca. Em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (@TSEjusbr), ativamos seis avisos para o processo eleitoral de 2022. Essa funcionalidade faz com que o primeiro resultado de buscas por termos relacionados às eleições seja uma notificação com um link para o perfil do TSE no Twitter (@TSEjusBR) e a página do órgão, ou Moments com dados úteis sobre o processo eleitoral. Os temas desses avisos foram: a abertura do Ciclo de Transparência Democrática; o Teste Público de Segurança das urnas eletrônicas; o lançamento das novas urnas; e a regularização do título. No momento, estão ativos os avisos sobre biometria e eleições em geral. Antes das eleições, em 28 de setembro, também mostramos uma notificação na Página Inicial das pessoas no Brasil com links para mais informações do @TSEjusbr destacando a confiabilidade das urnas eletrônicas.
O debate público sobre as #Eleições2022 continua acontecendo no Twitter. Para não perder nenhuma dica ou atualização siga o @TwitterBrasil e o @TwitterSeguroBR e acesse nossa página dedicada às Eleições na Central de Ajuda. Aqui no blog você também pode saber mais sobre as iniciativas do Twitter para proteger a integridade dessas conversas e incentivar as pessoas a participar delas de forma cada vez mais segura, consciente e informada.