O 1º Encontro Municipal sobre Cuidados e Proteção da Pessoa Idosa, realizado nesta sexta-feira (15/06), no anfiteatro do Centro de Cultura e Lazer (CCL), reuniu 50 participantes. Promovido pelo Conselho Municipal do Idoso de Americana (Comid), em parceria com a Associação dos Cuidadores de Idosos de Campinas e Região Metropolitana (Acicarem) e Atende – Cuidadores de Idosos, o evento celebrou o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituído em 15 de junho de 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
O secretário de Ação Social e Desenvolvimento Humano, Aílton Gonçalves Dias Filho, ressaltou a importância da discussão do tema no município para a implementação das políticas públicas de atendimento aos idosos na cidade. ???Parabenizo o Comid pela iniciativa do evento e a participação de todos. Nosso país está envelhecendo e precisamos pensar em políticas públicas para os idosos, revertendo ações importantes para esta população e aprofundando nossos conhecimentos para esta questão???, disse o secretário. Para a presidente do COMID, Danielle dos Santos Marques Cursiol, a realização do encontro no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa proporcionou a reflexão da sociedade para a questão da saúde, do empoderamento e direitos dos idosos. ???Nosso foco é trabalhar o tema no município, com o envolvimento de toda a sociedade. No Brasil, o grande complexo da pessoa idosa é a questão da saúde e o acesso às políticas públicas de defesa e proteção à pessoa idosa, que asseguram um envelhecimento com qualidade de vida???.
A importância do cuidado e do cuidador de idosos foi abordada no encontro pela gerontóloga, Mariana Garcia Sandrin, da Atende Cuidadores de Idosos. ???O que faz um país envelhecer? A qualidade de vida é muito importante. Acesso à saúde, saneamento básico, educação, ajudam a aumentar a longevidade. Estas conquistas contribuem para viver mais e com qualidade de vida melhor. O processo heterogêneo é um dos maiores desafios da saúde pública contemporânea. No Brasil, 14,3% da população é idosa. O ano de 2020 está sendo considerado o ano da virada, pois será iniciada a inversão da pirâmide etária, significando o envelhecimento da população, mais idosos do que crianças até 2050???. Para a gerontóloga, envelhecer traz medos e questões que a família precisa entender. ???A dependência muda a rotina do idoso e de toda a família. 30% dos idosos envelhecem com alguma limitação em atividades diárias. O cuidador de idoso é um profissional capacitado para atender as necessidades do paciente em sua residência ou instituição, sem privá-lo do ambiente familiar e de sua rotina diária, auxiliando o idoso nas suas atividades???, explicou Mariana.
O Encontro também discutiu os temas ???Combate à violência contra a pessoa idosa???, ministrado pela advogada Danielle dos Santos Marques Curciol, e os ???Avanços e desafios na regulamentação da profissão de cuidador???, pela enfermeira ??rika Kate Lima. Também participaram da discussão o presidente da Acicarem, Benedito Saga; a integrante da associação, Maria Angélica T. Martins; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Neide Nunes; a subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Beatriz Betoli Bezerra, entre outros convidados.