Finalmente aconteceu o encontro entre Lula e Zelensky

O presidente brasileiro e o líder ucraniano se encontraram em Nova Iorque durante a conferência anual da ONU. Em pelo menos duas oportunidades anteriores havia acontecido desencontros e mal entendidos entre os dois.

O brasileiro não é um entusiasta automático da tese da Ucrânia vítima da invasão russa e isso teria irritado Zelensky.

Antes de retornar ao Brasil, Presidente @LulaOficial

falou sobre o encontro com Zelensky e destacou que o único caminho para resolver o conflito é o diálogo: “A construção de uma paz duradoura para que nunca mais aconteça uma ocupação territorial como fez a Rússia.”

Enfim, Lula e Zelensky. E teve Biden

Hoje me reuni em Nova York com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países.

Leia + notícias de Economia, emprego e mercado  

Depois, o brasileiro se encontrou com o presidente dos Estados Unidos.

Os dois países firmaram parceria que tem como objetivo proteger mais os trabalhadores dos lucros do grande capital e das grandes empresas de tecnologia.

Lula escreveu comentando a reunião com Biden.

Esta inédita parceria entre Brasil e Estados Unidos se concentra em cinco desafios urgentes. A proteção de direitos trabalhistas, a promoção do trabalho digno nos investimentos público e privado, o combate à discriminação no local de trabalho e abordagens centradas nos trabalhadores na transição para as energias limpas e o uso da tecnologia e das transições digitais em prol do trabalho decente. Precisamos garantir que as novas tecnologias sirvam para melhorar a qualidade de vida de todos e todas. Vamos continuar a colocar o direito dos trabalhadores no centro das discussões de fóruns multilaterais, seja na OIT, na presidência brasileira do G20 ou na COP30.

 

PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP