Nos últimos meses, o cenário de pandemia e isolamento social contribuiu para que houvesse uma constante transformação da cultura digital no varejo farmacêutico. Em um levantamento recente realizado pelo Farmácias APP, aplicativo de vendas online de saúde e beleza, a companhia apresentou um crescimento de 239% no número de farmácias cadastradas em sua plataforma, quando comparado com o período de janeiro a dezembro de 2020.
Em novembro deste ano, a companhia alcançou a marca de mais de 2 mil farmácias cadastradas no aplicativo. Por região, o Sudeste tem o maior número de lojas credenciadas, com 73,6% dos cadastros realizados na plataforma. O Sul aparece em segundo lugar com 16,3%, seguido do Centro-Oeste com 4,9%, Nordeste com 3,9% e, por último, a região Norte com 1,2%.
Por cidades, São Paulo aparece em primeiro lugar, sendo responsável por 9,5% das lojas cadastradas na plataforma. Em seguida, o Rio de Janeiro com 8,9%, Belo Horizonte com 2,2% e, com um empate, Campinas e Uberlândia com 1,4% dos cadastros realizados no aplicativo.
Para Renata Morais, coordenadora de marketing do Farmácias APP, o processo de digitalização das farmácias deve ser encarado como um importante aliado ao varejo farmacêutico. “O Farmácias APP está em crescente expansão desde o início do ano, e a nossa expectativa é aumentar ainda mais o número de farmácias credenciadas em todo o país, a partir do nosso posicionamento para contribuir com o mercado, o que tem impulsionado a velocidade da adesão deste benefício ao varejo”, comenta.
Atualmente, a companhia conta com mais de 47 milhões de ofertas e mais de 249 mil itens cadastrados em sua plataforma. No top 5 categorias mais vendidas, anticoncepcionais aparecem em primeiro lugar, com 21,8%. Logo após, remédios para disfunção erétil com 17,9%, analgésicos com 14,0%, testes de gravidez com 13,7% e compostos ou fórmulas infantis com 9,3%.
“No que diz respeito ao futuro da companhia, existem muitos objetivos a serem alcançados pela frente, como apoiar na capacitação sobre o entendimento da venda online e das expectativas do consumidor em seu primeiro contato de compra com estes estabelecimentos. Além disso, apostamos em melhorias constantes nos níveis de serviços, integrações sistêmicas e no fortalecimento da experiência de compra 360° em toda a jornada do cliente. Nosso plano de expansão segue em todo o território nacional e continuamos trabalhando na ampliação do sortimento de produtos de beleza, alimentar, produtos naturais e cuidados pessoais, em busca de melhorar cada vez mais o acesso da população nas diversas necessidades do seu dia a dia”, conclui Renata.
Com operação em dois escritórios, a sede da companhia fica em Blumenau, Santa Catarina, enquanto o escritório administrativo está localizado na Vila Olímpia, em São Paulo. Além de contar com colaboradores em Brasília, Bahia, Minas Gerais, Ceara, Florianópolis e Paraná, a empresa reúne mais de 130 funcionários, que se dividem nas áreas de Comercial, Marketing, Desenvolvimento, Infraestrutura, Softwares, Experiência do Usuário, Produtos, Atendimento e Recursos Humanos.