A notícia de que o estado de São Paulo foi incluído na zona de alerta para a febre amarela fez crescer a busca por vacinas na região. Em Americana, o ritmo é de cem vacinas por dia e a busca tem sido o dobro do fornecido.

A prefeitura de Sumaré informou que a cidade não está inclusa na relação de área de risco para a doença até o momento. 
A vacinação continua sendo realizada apenas para pessoas que vão viajar para áreas com ocorrência da doença e que ainda não tenham sido vacinadas ??? uma única dose é válida para toda a vida. Nestes casos, a orientação é que a dose seja tomada 10 dias antes da viagem para que tenha eficácia. Para todos os munícipes, vale a recomendação do uso de repelentes e a adoção de atitudes no dia a dia que impeçam a proliferação dos vetores.
Atualmente, cinco unidades de saúde aplicam a vacina contra a febre amarela em Sumaré. Cada uma delas com quantidade diária de doses limitada recebidas pelo Estado:
·         Segundas-feiras: UBS Matão, Avenida Emílio Bosco, nº 825, Jardim Lúcia;·         Terças-feiras: Centro de Saúde II, na Rua Antônio do Vale Mello, 1510, Centro;
·         Quartas-feiras: USF Maria Antonia; Rua Osvaldo Vacari, 685, Jd. Maria Antonia;
·         Quintas-feiras: UBS Denadai, Rua Piracanjuba, 95, Jd. Dall???Orto;
·         Sextas-feiras: PACS Picerno, Rua da Saúde, s/nº, Jd. Picerno.

A Vigilância Epidemiológica esclarece que segue todos os protocolos da Diretoria Regional de Saúde. Em caso dúvidas, a população deve entrar em contato com a Unidade de Saúde mais próxima de casa.
AMERICANA Os locais de distribuição das senhas, a partir das 7h30, e aplicação da vacina contra a febre amarela são:
– Segunda-feira: Unidade de Saúde CAFI do Jardim São Paulo (Rua da Poncianas, n° 900)
– Terça-feira, Unidade de Saúde do São Domingos (Rua Salvador Giordano, nº 320)
– Quarta-feira: Unidade de Saúde do São Vito.(Rua Chucri Zogbi, nº 540)
– Quinta-feira: Unidade de Saúde do Jardim Ipiranga (Rua Itambé, n° 236)
– Sexta-feira: Unidade de Saúde do Jardim Brasil (Rua Benedito Aparecido Bertossi, n° 480).
Em 2017, foi registrado um caso de febre amarela, que evoluiu para o óbito de um morador de Americana, porém a pessoa contraiu a doença em outro município. No ano de 2018, não há nenhum caso confirmado e/ou suspeito da doença.
SANTA BÁRBARA O Município de Santa Bárbara d’Oeste, assim como alguns outros municípios na região, não está incluído na Área com Recomendação para vacina contra a febre amarela. Isto se deve ao fato de não haver detecção de transmissão do vírus ??? até o momento não há nenhum caso suspeito ou confirmado da doença no Município.
Sendo assim, a vacinação em Santa Bárbara d’Oeste é destinada apenas para:
– Pessoas que pretendem viajar para alguma região ou município classificado como Área de Recomendação para Vacina e que frequentarão locais de risco de transmissão do vírus da febre amarela (matas e áreas silvestres ou ribeirinhas). Estes indivíduos devem receber a vacina com pelo menos 10 dias de antecedência;
– Nestes casos, para pessoas acima de 60 anos, abaixo de nove meses de idade, grávidas ou em período de amamentação, portadores de doença e ou fazendo uso de medicamentos imunossupressores, a vacinação deve ser precedida da indicação médica.