No próximo dia 16 de abril, das 9h às 16h, os 56 mil metros quadrados do Parque dos Jacarandás, em Santa Bárbara d’Oeste, se tornarão palco para uma grande festa literária. Com a presença de escritores, contadores de histórias, ilhas de leitura, exposição dos trabalhos das escolas da rede municipal, distribuição de livros e uma programação pra lá de lúdica, o Animalivro oferece à população uma opção gratuita, e para toda família, com objetivo de promover a literatura.
Durante as oito horas ininterruptas de evento estão previstas apresentações culturais de alunos das escolas municipais, presença do Palhaço Pipoquinha, de Mimo, o mímico, da escritora Sônia Barros e da dupla de personagens Sherlock Holmes e Adoninha. Espaços com contadores de histórias e ilhas de leitura também estarão à disposição do visitante.
O Animalivro distribui ao longo de todo o dia 12 mil livros. A distribuição será feita por meio da troca da filipeta-convite, distribuída aos alunos matriculados nas escolas da rede municipal. Serão 3 pontos de distribuição por todo o parque. Entre os títulos estão Bufácio, o elefantinho que só bufava (Carol Ruffo), Murundum (Renata Sieiro), Vaga-lume vermelhão e Futebol dos bichos (Sérgio Lowchinovscy). Oficinas literárias com os escritores que terão seus livros distribuídos também fazem parte da programação.
O Animalivro conta também com praça de alimentação. Todo dinheiro arrecadado na venda de pastel, cachorro-quente, água, refrigerante, sorvete e doces será revertido para as escolas da rede.Outro grande destaque do evento é o espetáculo O lobo que queria ser príncipe, do arte-educador Cícero Edno, e o lançamento da 6ª edição da coletânea Letra Viva, escrito por 50 escritores mirins de toda RMC.
A iniciativa, que envolve 44 escolas e 14 mil alunos, tem objetivo de despertar o interesse das crianças pela leitura.
O Animalivro tem realização da Editora Adonis e do ProAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo, patrocínio da Usina Açucareira Furlan S/A, produção cultural da 3marias Produtora Cultural e apoio da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Educação.