FIESP tem recorde de mulheres atendidas no programa de mentoria “Elas na Indústria”

Leia + notícias de Economia, emprego e mercado

A 4ª turma do programa de mentoria da Fiesp, o “Elas na Indústria”, concluiu suas atividades no último dia 12/08, com um número impressionante de mulheres mentoradas. Foram 360 no total, um aumento de 110% em comparação com a terceira turma, que contou com 171 mentoradas. Em relação à primeira turma, realizada em 2022 com 45 mulheres, o crescimento é ainda mais significativo, totalizando um aumento de 700%. A segunda edição, em agosto de 2023, teve 109 mentoradas. No total, são 685 mulheres que receberam mentorias gratuitas para ascender na carreira.

Esse crescimento significativo chamou atenção das federações das indústrias dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul e Paraná, que estão interessadas em replicar o programa. O programa “Elas na Indústria”, promovido pelo Conselho Superior Feminino da Fiesp, oferece mentorias e capacitações gratuitas, proporcionando um ambiente de troca de experiências valiosas entre profissionais que trilharam caminhos inspiradores em suas carreiras.

Formatura da 4ª turma foi realizada na FIESP, no último dia 12 de agosto. Foto: Everton Amaro/FIESP

 

Para Marta Lívia, presidente do Confem, há espaço para o programa seguir crescendo. “A busca pela equidade de gênero continua, mas é preciso incluir ainda mais mulheres pretas e pardas nas próximas turmas. Continuaremos trabalhando para tornar isso realidade”, disse.

O plano de trabalho do programa aborda aspectos como autoconhecimento, identificação de lacunas e objetivos, criação de rede de apoio e definição de um plano de ação para alcançar resultados positivos.

De acordo com Elaine Silva, mentoranda da 4ª turma, a mentoria a fez parar, raciocinar e olhar para si mesma. “Como ter um cargo de liderança com segurança e autonomia? Foi com isso que a mentoria conseguiu me ajudar. Além disso, ensinou a me priorizar, encontrar os meus pontos fortes e fracos, criar objetivos a curto, médio e longo prazo e entender que o propósito somos nós mesmas. E para nós mulheres, esse autoconhecimento é essencial para irmos além” relatou.

As mentorias da quinta turma já iniciaram. As inscrições para a sexta turma serão abertas para mentoras e mentorandas somente no primeiro semestre de 2025, no site da FIESP.

 

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NOVOMOMENTO WHATSAPP