Master House Manutenções e Reformas passa a disponibilizar formato home based para cidades com até 50 mil habitantes, exigindo investimento de, no máximo, 16 mil reais
Ser dono de uma empresa que possa ser administrada da própria casa talvez seja o sonho de muitos empreendedores que querem apostar suas fichas em redes de franquias. Diante da instabilidade econômica que o país enfrenta e da consequente elevação dos índices de desemprego, muitas pessoas enxergam em marcas que oferecem o modelo de negócio home based a melhor alternativa de investimento. Como parte dos planos de expansão para este ano, a Master House Manutenções e Reformas passou a oferecer o formato Conserto Express, cujo investimento é de, no máximo, 16 mil reais ??? já incluindo a taxa de franquia, de 10 mil reais ???, e que só poderá ser operada em cidades com até 50 mil habitantes.
Especializada em serviços de alvenaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, pintura, gesso e drywall, impermeabilização, montagens e manutenção predial, a proposta da franqueadora é iniciar ampla penetração em regiões menores, já que o objetivo de estar presente nos principais centros do Brasil já foi praticamente alcançado. Além de ampliar a cobertura de atendimentos de reparos e manutenções para todo o território nacional, a ideia é que surjam muitos novos empreendedores que, por estarem em municípios menores, não conseguiriam manter um modelo de loja física, com maior investimento. Por ser mais enxuto e de baixo investimento, a previsão de retorno do modelo Conserto Express é de 6 a 8 meses.
Segundo Allan Comploier, diretor-fundador da Master House Manutenções e Reformas, a marca busca novos parceiros para consolidar-se no mercado como a principal prestadora de serviços para residências, além das médias e grandes empresas. ???Ter bons franqueados reflete em bons serviços prestados, satisfação do cliente e na lucratividade do negócio. O ideal é que o franqueado tenha alguma experiência no segmento, apesar do fato de haver um treinamento técnico baseado na operação do negócio antes do início da operação???, afirma o empresário.
Até o mês de junho, a marca oferecia apenas o modelo de negócio em loja física, cujo investimento total é de 75 mil reais. No formato, são 68 franquias no país, além de um máster franqueado nos Estados Unidos. Para 2017, a meta é chegar a 100 unidades entre os dois modelos de negócio oferecidos pela marca, que deve ser impulsionada com novos investimentos do governo federal na área da construção civil.
Levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou que o Brasil registrou, no primeiro trimestre de 2017, um acréscimo de 1,3% em número de unidades de franquias em operação em todas as regiões e nos mais variados segmentos, totalizando pouco mais de 142,6 mil lojas em comparação ao igual período do ano passado. Com relação às redes home based, são 7,5 mil unidades em funcionamento, o que equivale a 5,3% do total de franquias no país.
Negócio que deu certo
Em 2011, ainda trabalhando para uma das maiores instituições financeiras do país, Comploier já flertava com a ideia de empreender, realizando estudos em diversos mercados para ter plena certeza de onde iniciar um negócio. Nessa época, precisando de um serviço de manutenção em sua residência, considerado simples, contratou uma franquia do segmento. Resultado: uma entrega bem abaixo das expectativas. A experiência abriu seus olhos para uma nova possibilidade.
Assim, após se aprofundar, analisar a futura concorrência e entender as falhas mais comuns, fundou, em 2012, aos 24 anos, a Master House Manutenções e Reformas. Embora o modelo tenha nascido já com a ideia de se tornar franquia, o empresário continuou realizando análises de mercado, adaptando o modelo, melhorando a estrutura e o funcionando com sua unidade própria. Então, somente ao final de 2014, decidiu por aderir ao sistema de franchising.
Desde o período em que passou a franquear, a empresa teve um crescimento de aproximadamente 370% em faturamento, encerrando 2016 com 50 unidades e faturando aproximadamente 15 milhões de reais.