Funcionários da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) iniciou uma passeata no início da manhã desta quinta-feira, 8, pelas vias centrais da cidade até chegar na Prefeitura. Eles estão paralisados desde segunda-feira e pedem 16,68% de aumento salarial, 15% de aumento no valor do vale-alimentação e 11% do vale-refeição.
A contraproposta da Emdec foi rejeitada e era de 7,16% de reajuste nos vencimentos e mais 1% a partir de Janeiro de 2014, além de 11% do vale-refeição.
Na terça-feira, o Sindviários – sindicato da categoria – informou que 70% dos funcionários haviam aderido ao movimento. A prefeitura, no entanto, informou em nota na quarta-feira, que a greve teve baixa adesão.
NOTA DA PREFEITURA – Greve de funcionários da Emdec tem baixa adesão
Balanço da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) aponta que 80% do total de 821 funcionários não aderiram à greve deflagrada desde a última segunda-feira, dia 5 de agosto. Nesta terça-feira, 6, todos os serviços prestados à população foram mantidos. A ???Operação Volta às Aulas??? foi realizada pela manhã. Os agentes da Mobilidade Urbana também acompanharam obras, monitorando o trânsito, na região do Taquaral, Vila Teixeira e no Residencial Novo Mundo. A fiscalização de trânsito e nos terminais urbanos também ocorreu; assim como o apoio à acidentes de trânsito. Equipes da Emdec realizaram revitalização da sinalização viária (pintura de solo) na região da Ponte Preta, Chapadão e Taquaral. Não houve registro de ocorrências relacionadas a falhas semafóricas. O Pátio Municipal, no Jardim São João, permaneceu aberto para recolhimento e liberação de veículos. As vistorias agendadas no Departamento de Inspeção Veicular (DIV), no Jardim Satélite Íris 2, também não foram comprometidas. A operação na Central de Controle Operacional (CCO), o atendimento do PAI-Serviço e setores administrativos da Emdec estão em funcionamento. O atendimento ao público no Departamento de Atendimento, na Vila Industrial, também foi realizado normalmente. A Emdec mantém um canal telefônico com a população, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e recebe solicitações pelo número 3772-1517. A Emdec aguarda o julgamento, pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da legalidade da greve; e, também, a definição dos índices de reajuste salarial e das cláusulas sociais, que deverão ser aplicados na empresa.
Foto: Leonardo Cassano