O Fundo Social de Solidariedade de Americana iniciará no dia 12 de julho um projeto cujo objetivo é promover a saúde da população e prevenir doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial. Por meio do projeto Saúde Compartilhada, o Fundo oferecerá toda segunda quarta-feira do mês, das 8 às 11 horas, testes de glicemia e aferição de pressão arterial gratuitamente, numa parceria com a Droga Pires. Desde que assumiu a presidência do Fundo, Maine Najar tem demonstrado grande sensibilidade aos problemas de saúde da população, sobretudo da mais carente.

Essa preocupação teve como primeiro foco incrementar a Farmácia do Fundo Social de Solidariedade que, hoje, funciona em um espaço mais amplo e atende a população carente com mais eficácia. Com parcerias com a iniciativa privada e a população, a farmácia tem recebido doações de medicamentos que, após triagem criteriosa realizada pela farmacêutica Thais Piola da Silva, ficam à disposição das pessoas que não podem comprá-los, desde que apresentem receita médica. As doações podem ser feitas diretamente na sede do Fundo Social. São aceitos, principalmente, remédios na forma de comprimidos. Líquidos e cremes apenas se estiverem lacrados.
???Com a farmácia melhor equipada nos preocupamos em oferecer os medicamentos necessários para que as pessoas sejam curadas. Mas pensamos, também, na prevenção. E com o projeto Saúde Compartilhada queremos oferecer a possibilidade de detectar o problema antes que as pessoas fiquem doentes. Com a realização dos testes de glicemia e aferição de pressão arterial, quem apresentar alguma alteração será orientado a procurar os serviços de saúde e tratar o problema antes que algo mais grave aconteça???, afirmou Maine.
Para divulgar o projeto Saúde Compartilhada ao maior número de pessoas, o Fundo Social realizou na manhã de hoje entrega de 350 folhetos informativos na feira-livre do Jardim São Paulo. Haverá, ainda, a distribuição de folhetos junto aos frequentadores do CIVI (Centro de Integração e Valorização do Idoso) e todos os demais grupos de terceira idade de Americana. ??????São simples procedimentos que, muitas vezes, a população não procura fazer. O objetivo do projeto é aproximar a realidade das pessoas realizando verdadeiras campanhas de prevenção e diagnóstico precoce de doenças consideradas problemas de saúde pública, como diabetes e hipertensão arterial???, disse a farmacêutica do Fundo Social, Thais Piola da Silva.