A vereadora Germina Dottori, por meio do Projeto de Lei 08/2017, quer instituir a ???Caminhada pela Paz e Superação da Violência contra a Mulher??? no calendário oficial de eventos do Município. A propositura, protocolada nesta quinta-feira (12), prevê a realização desse evento, anualmente, no primeiro sábado de março, com encerramento na praça Central, onde estará localizada a Tenda Maria da Penha. Nesse espaço serão oferecidos serviços e orientações nas áreas de saúde, assessoria jurídica e outros temas de interesse da mulher.
De acordo com a autora do projeto, a ???Caminhada pela Paz e Superação da Violência contra Mulher??? tem o objetivo de dar visibilidade aos direitos, avanços, desafios e às políticas públicas relativas à mulher. A propositura prevê, ainda, que a comissão organizadora dessa caminhada, composta por integrantes do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher e representantes da Administração Municipal, será responsável pela elaboração da agenda de atividades, assim como todos os demais trâmites necessários para a realização do evento. Caso essa caminhada não seja organizada pela Prefeitura, o referido conselho estará legitimado a promover o evento.
Na exposição de motivos, Germina destaca que esse ato já é realizado com sucesso anualmente, tendo chegado à sua sexta edição. ???A caminhada promove a importância do respeito aos direitos da mulher em seus diversos papeis sociais, fortalecendo a sociedade civil como um todo a partir do reconhecimento, da preservação e da visibilidade dos direitos individuais dos cidadãos???, explicou, ressaltando que a inclusão da caminhada no calendário de eventos do Município garantiria mais visibilidade ao evento.