Guardas da Gama (Guarda Municipal de Americana) participam até quinta-feira (14) de um treinamento de vidoemonitoramento e inteligência para o manuseio das câmeras de vigilância, que deverão ser entregues ainda este mês em Americana. O treinamento acontece na sede da empresa MultiWay Comércio e Representações Ltda, em Itatiba, responsável pela instalação da infraestrutura do sistema em 17 câmeras fixas OCR (Optical Character Recognition – Reconhecimento ??ptico de Caracteres) para identificação de placas de veículos em pontos estratégicos da cidade.
Nesta primeira etapa participaram os agentes que trabalham no setor de inteligência e despacho da Gama. ???Nós temos casos de furtos e roubos na cidade e com este treinamento, pretendemos antecipar estes crimes???, comentou o encarregado de ensino e instrução da Gama, José Luís Pereira de Cabral.
A empresa vencedora do processo licitatório, Multiway, realizou a instalação das câmeras pela Avenida Nossa Senhora de Fátima (bairro Nossa Senhora de Fátima), que vai receber quatro equipamentos. Cinco instalações nas ruas Cabo Oswaldo de Moraes e Dom Pedro II (bairro Conserva); quatro na Avenida Cillos (altura dos bairros Jardim São Paulo e Jardim São Pedro); e quatro na Avenida Antonio Pinto Duarte (altura do bairro Jardim Helena).
“As informações obtidas pelas câmeras serão encaminhadas em tempo real para a Central de Monitoramento da Guarda Municipal que, posteriormente, será interligada aos outros municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que fazem parte do projeto”, explicou o comandante da Gama, Marcos Guilherme.
Para a contratação deste sistema de videomonitoramento, foram celebrados dois convênios com a Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas). No total, o repasse para implantação do Sistema Regional de Videomonitoramento e a aquisição de licença de software para compor o Sistema de Videomonitoramento será de R$ 1.075.000,00. Já a contrapartida da Administração Municipal será de R$11.280,00.