Um dos grandes desafios para um ex-detento é conseguir espaço no mercado de trabalho. Para mudar essa realidade, o governo do Estado de São Paulo, investe em ações que visam garantir oportunidade de emprego aos egressos. Uma dessas ações é o Pró-Egresso (Programa Estadual de Inserção de Egressos do Sistema Penitenciário), coordenado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT).
O programa tem por objetivo reinserir na sociedade os egressos do sistema penitenciário e adolescentes que cumprem medida sócio-educativa. Além de cursos de qualificação profissional, a ação funciona por meio de um sistema de busca e ofertas de vagas de trabalho. Desde 2010, já foram inseridos no mercado 14.760 egressos em todo o Estado e 220 empresas são parceiras do programa. 

Como participarAs empresas interessadas podem disponibilizar suas vagas através do site www.empregasaopaulo.sp.gov.br, no link “Pró-Egresso”. Já os egressos devem efetuar cadastro nas unidades do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), do Poupatempo ou da Coordenadoria de Apoio ao Egresso e Família (CAEF), munidos de RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de endereço.