O rugido do bugio, usado para convocar ou alertar seu grupo, é o som mais alto emitido por um animal da América Latina. Inspirado nele, o Greenpeace Brasil lança este mês sua plataforma online para campanhas de indivíduos com foco nas questões ambientais, sobretudo nas cidades: www.obugio.org.br

“Queremos amplificar as vozes das pessoas que se importam, que querem  transformar o mundo para melhor a partir do local em que vivem”, diz Rafael Fernandes, da equipe de Mobilização do Greenpeace.
O foco urbano se deve à importância crescente das cidades como parte dos problemas e das soluções. Nelas vivem 86% dos brasileiros, 80% do PIB é produzido e 70% das emissões de gases de efeito estufa são geradas. ?? onde também as questões ambientais são percebidas com mais proximidade pelas pessoas ??? nos desafios da mobilidade, na poluição, na restrição às áreas verdes, na pouca infraestrutura de saneamento, nos direitos dos animais etc.
Aberto e gratuito, o Bugio permite que qualquer indivíduo ou organização comece uma campanha sobre um problema que quer ver resolvido ou pela defesa de uma causa em que acredita. “Todos os assuntos são bem-vindos, desde que não promovam o ódio, violência, bullying ou discriminação”, diz Fernandes.
A ferramenta já está em uso em outros países, como Argentina, Chile, Índia, Nova Zelândia e Japão, e acumula diversas vitórias. O estudante Ivo Decarlis, de apenas 14 anos, juntou mais de 12 mil assinaturas e conseguiu que a Prefeitura de Rosário, na Argentina, desse início à despoluição do lago Independence Park, na sua vizinhança. Já em Buenos Aires, foi criado um abrigo para animais de rua com deficiência após a campanha ter obtido mais de 56 mil assinaturas.
No Brasil, as primeiras campanhas já tratam de temas diversos como o pedido de ciclovias em Belo Horizonte (MG); contra a instalação de um aterro em área repleta de nascentes em Presidente Prudente (SP); ou contra a poluição de uma fábrica de papel e celulose na cidade de Guaíba (RS), entre outras.
Em seus 25 anos de atuação no País, completados este mês, o Greenpeace Brasil reafirma com “O Bugio”, a sua crença no poder de transformação e mobilização das pessoas.