De forma escalonada, a reabertura de uma seleção de hotéis do Grupo Iberostar acontece a partir da segunda quinzena de junho garantindo protocolos de seguraça aos hóspedes e funcionários

São Paulo, 4 de junho de 2020 – O Grupo Iberostar anuncia para junho a reabertura de seus primeiros hotéis em destinos como Espanha, Montenegro, Grécia e México. O primeiro hotel a abrir suas portas será o Iberostar Cristina (Maiorca), que voltará a funcionar no início do mês para que funcionários, diretores e a própria família Fluxá, possam testar as novas medidas de segurança sanitária antes de receber os primeiros clientes.

O Grupo Iberostar retoma a atividade aliando-se à ciência para garantir o cuidado das pessoas e do ecossistema. Através de seu Conselho Médico Consultivo, que conta com biólogos e médicos especializados em saúde pública em locais turísticos, a empresa desenvolveu mais de 300 medidas de segurança sanitária impulsionadas pelo movimento Wave of Change, para a proteção do meio ambiente e dos oceanos. A rede hoteleira também apostou na colaboração externa com a empresa SGS, líder mundial em inspeção, verificação, análise e certificação, que validou os protocolos de desinfecção e higienização sanitária dos hotéis.

Assim como indica Sabina Fluxá, CEO do Grupo, “O complicado não é desenvolver protocolos de segurança, mas sim fazê-los com uma visão holística, rigor científico e sem dar nenhum passo atrás no cuidado do ecossistema. Estamos orgulhosos de nossas medidas, sobretudo porque foram implementadas sem deixarmos de ser uma empresa livre de plástico de uso único, intensificando nossas políticas de circularidade e utilizando produtos que minimizam o impacto ambiental, como o uso de máscaras de material reciclado e reciclável, além de medidas que favorecem a lavagem frequente das mãos”.

Além disso, o Grupo Iberostar desenvolveu um plano de treinamento para monitorar todas as equipes durante sua adaptação ao novo cenário, assim como realizará auditorias periódicas dos protocolos e procedimentos. O plano de treinamento abrange quatro áreas: epidemiologia geral, aplicação de protocolos, novos hábitos de consumo e ad hoc gerado pelo Conselho Médido Consultivo.

As medidas implementadas pelo Grupo Iberostar são agrupadas em quatro pilares que incluem propostas inovadoras e responsáveis para proporcionar uma experiência de máxima qualidade:

Entorno seguro: com padrões para a proteção de funcionários, clientes, comunidades e ecossistema que incluem:
– Rigoroso cumprimento e atualização permanente das recomendações da OMS e das autoridades locais.

– Certificações externas como o Earth Check ou Cristal International Standards, entre outras, e a verificação dos protocolos por parte da SGS (líder mundial em inspeção, verificação, análises e certificação) reforçam o compromisso da rede hoteleira com ambientes seguros e saudáveis.

– Acessos seguros com controles sanitários a fornecedores e funcionários.

– Serviço médico centralizado permanente com ambulância disponível e quartos de segurança.

– Controle de todos os bens e produtos que chegam aos hotéis, não só para cumprir as normas sanitárias, mas também para apoiar os negócios locais e minimizar a geração de resíduos. Dessa forma, se reforça a abordagem única da filosofia Honest Food do Grupo que garante a rastreabilidade do consumo.

– Treinamento especializado para os colaboradores que estarão equipados com as novas medidas de higiene e proteção indicadas pelo Medical Advisory Board.

Excelência em higiene com produtos que minimizam o impacto ambiental.
– Assessoria de especialistas em virologia para a adaptação de protocolos aumentando a frequência e profundidade de desinfecção de todos os espaços e estabelecendo um processo de limpeza sempre ativo.

– Novas medidas e protocolos de limpeza com produtos certificados que garantam a higienização com mínimo impacto no sistema de água e de gestão de resíduos de acordo com nossa política de circulação.

– Protocolo específico de desinfecção de quartos, limpeza de têxteis em lavanderias e acesso de funcionários ao quarto.

– Buffet excelente e seguro, recorrendo ao single touch, com apresentação individual da oferta gastronômica, e aproveitando o processo para reduzir o desperdício de alimentos.

Espaço Social, distanciamento que potencializa o uso de espaços abertos e ao ar livre.
– Os grandes espaços naturais dos resorts nos aproximam da natureza e protegem os funcionários e clientes. Também haverá sinalização para o fluxo de pessoas.

– Ocupação dos hotéis com 70% de sua capacidade máxima para reforçar a segurança, além de outras medidas, tais como o distanciamento entre espreguiçadeiras e do restante da mobília.

– Redução de mesas nos restaurantes à la carte, e ampliação dos espaços nos buffets, aproveitando áreas ao ar livre e criando novas experiências gastronômicas em espaços externos.

– Eco-2-Go Star Cafe: intensificação do modo take-away com embalagens compostáveis ou reutilizáveis para impulsionar as políticas de circulação entre as pessoas.

– Room Service para desfrutar da melhor gastronomia em um ambiente mais particular.

– Entretenimento com experiências, workshops, atividades e espetáculos de música ao vivo ao ar livre (ou em espaços fechados com capacidade limitada) e atividades familiares em grupos menores e com reserva prévia.

Experiência inovadora a serviço da informação e da comunicação para facilitar a proximidade sem contato.
– Pré check-in digital e check-out online: mais seguro e recomendável, mas também mais ágil e cômodo.

– Reforço da filosofia paperless: redução do uso do papel em restaurantes e quartos sendo substituído por meios digitais.

– Touch-less experience com o App ou mediante o E-concierge 24 horas: para acessar todos os serviços com um clique e reservar mesa, consultar o menu, ou pesquisar atividades de lazer, entre outros.

– O Super-herói médico explicará às crianças como brincar e se relacionar no novo normal.

Através dos novos protocolos e medidas, o Grupo Iberostar reforça sua visão de negócio para continuar consolidando a liderança em turismo responsável. “A ONU pede para transformar a crise em uma oportunidade para ‘reconstruir melhor’. Como empresa, aceitamos esse desafio. Agora, mais do que nunca, é necessário ter um turismo responsável que cuide das pessoas, do meio ambiente e que se comprometa com a criação de ambientes seguros”, afirma a CEO do Grupo, Sabina Fluxá.

Para mais informações sobre as medidas, visite o site How We Care.