A Uvisa (Unidade de Vigilância em Saúde), por meio do PVCE (Programa de Vigilância e Controle do Carrapato e Escorpião) realizou, na quinta-feira (22), palestras sobre a febre maculosa a cerca de 50 patrulheiros da GAMA (Guarda Municipal de Americana) e a funcionários da empresa MB, que presta serviços de capinação e limpeza de vias públicas à Prefeitura de Americana.

O coordenador do setor de Vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes, esclareceu sobre as ações realizadas pelo município para o controle do carrapato-estrela, transmissor da doença. Ele também mostrou as áreas de risco, falou sobre características da doença, forma de transmissão, procedimentos de prevenção, características biológicas do carrapato-estrela e alinhamento de estratégias multissetoriais.

A iniciativa da capacitação partiu do diretor comandante da Gama, Marco Aurélio da Silva, que alinhou ações com a Uvisa para somar esforços nas estratégias de ações contra a febre maculosa, que já são desenvolvidas por outros órgãos da Administração Municipal, como a Secretaria de Meio Ambiente, e são intensificadas nesta época do ano.
“A Gama está unindo esforços nas estratégias do município contra a febre maculosa. Nossos agentes, por meio dessa importante capacitação da Uvisa, poderão multiplicar informações à população, seja em ações de educação ambiental, com a distribuição dos panfletos informativos e orientações às pessoas em área de incidência do carrapato-estrela, pois assim também salvamos vidas”, disse o comandante Marco Aurélio.

LEIA TAMBÉM: Guarda Municipal de Americana investe em novos fuzis 

“Os patrulheiros da GAMA e os trabalhadores da empresa MB muitas vezes acabam adentrando essas áreas no cumprimento das suas funções; então, é fundamental que eles sejam conscientizados sobre a prevenção ao carrapato e, assim, evitar a contaminação pelo mesmo”, esclareceu Jorge.

O inspetor do GPA/GAMA (Grupo de Proteção Ambiental), Jonas Alecio Silva, salientou que a capacitação é importante para esclarecer dúvidas e planejar as ações operacionais do grupo, além de promover conhecimento para prevenção de ordem pessoal, condições para repassar orientações adequadas aos munícipes ou frequentadores de áreas de incidência do carrapato-estrela, que já são patrulhadas pelo GPA no combate a degradações ambientais.
“A corporação está alinhada à orientação do prefeito Chico Sardelli que, em reunião realizada no último dia 14, coordenou as ações contra a febre maculosa que devem ser colocadas em prática por vários setores da Administração Municipal”, destacou o comandante da Gama.
guarda febre maculosa

Guardas e funcionários da MB passam por capacitação sobre febre maculosa

Siga o Novo Momento no Instagram @novomomento