Nos últimos 30 anos, ele implementou princípios Lean em mais de 30 empresas em 14 países diferentes, o que o coloca como um dos maiores especialistas do tema na atualidade. A jornada Lean de Art Byrne, autor do best-seller ‘The Lean Turnaround’, começou como gerente geral da General Electric Company. Como executivo do grupo, ele incorporou o Lean na Danaher Corporation. Além disso, foi CEO da The Wiremold Company entre 1991 e 2002 ??? onde quadriplicou o tamanho da empresa e aumentou seu valor em mais de 2500%.
No dia 11 de junho, o norte americano desembarca no Brasil para participar, como keynote speaker, da terceira edição do Best Practice Day ??? Conferência Internacional de Lean Management e Transformação Digital, que acontece no Centro de Convenções do Senac Santo Amaro, em São Paulo. No dia 12, Byrne ministra um workshop ??? homônimo de sua obra ??? para ensinar o passo a passo da transformação de uma empresa criada nos padrões tradicionais em uma empresa 100% Lean.
De acordo com Art Byrne, com base em sua experiência, uma mudança na cultura leva vários anos, mesmo que o CEO da empresa esteja convencido sobre o Lean e coloque tudo o que tem nele. “O Lean muitas vezes parece o oposto de tudo que as pessoas aprenderam até agora. Isso assusta as lideranças e faz parecer que as mudanças necessárias simplesmente não sejam as corretas. Minha regra prática: mesmo com uma equipe de gerenciamento dedicada, leva cerca de quatro anos ??? um período em que coisas excelentes podem acontecer ??? até que os gerentes entendam adequadamente as opções que têm pela frente”, explica o especialista.
Ainda segundo o especialista, a grande maioria das empresas simplesmente tenta reduzir os custos com automação ou buscam outras estratégias tradicionais. Elas não abraçam a transição radical para o Lean porque isso contradiz tudo o que aprenderam ou experimentaram até agora. A consequência, segundo ele, é aquela velha máxima do “nunca funciona aqui. “O Lean é melhor criador de valor. Com esta metodologia, é possível melhorar significativamente o leadtime, a produtividade, o lucro, o atendimento ao cliente e o valor do negócio. A vantagem competitiva é até injusta, fora do comum”, finaliza Art Byrne.
O Best Practice Day é uma Conferência Internacional de Lean Management, realizada a cada dois anos no Brasil, e que em 2017 reuniu aproximadamente 400 participantes, entre CEO’s, diretores, gerentes e tomadores de decisão, além de renomados especialistas Lean e da Transformação Digital. Com o tema “Competitividade para o Futuro”, a edição de 2019 traz o Lean expert norte-americano Art Byrne, autor do best seller “The Lean Turnaround” (do inglês, A Virada Lean), além de dezenas de executivos de grandes empresas como Mercedes Benz, Lenovo, Gerdau, Itaú Unibanco, Volvo, Heineken, Bunge, Johnson & Johnson, Thyssenkrupp e CI&T.
De acordo com Dário Spinola, diretor executivo da STAUFEN.Táktica, subsidiária da alemã STAUFEN e organizadora do evento no Brasil, muitas empresas se prepararam nos últimos anos para este momento de retomada da economia. “Muitos de nossos clientes já fizeram a lição de casa, otimizaram seus processos, reduziram custos e leadtime, e agora esperam crescer pelo menos 20%. Queremos mostrar, por meio de grandes cases de sucesso e especialistas no assunto, a importância de se investir em iniciativas Lean antes de iniciar a Digitalização”, explica Dário Spinola.
As inscrições (com desconto até 30 de abril) devem ser realizadas pelo site www.best-practice-day.com.br.
Programação
No dia 11 de junho, o Best Practice Day Brasil tem início com a esperada apresentação do jornalista esportivo da Rede Globo de Televisão, Mauro Naves, traçando um paralelo entre a competitividade no futebol e no universo corporativo. Mauro se apresenta ao lado da esposa, Patrícia Naves, que será mestre de cerimônias do evento. Em seguida sobem ao palco Art Byrne, um dos maiores nomes de Lean Management no mundo, autor do best seller “The Lean Turnaround”; o VP de Operações da Mercedes-Benz do Brasil, Carlos Santiago; e diretor executivo da Gerdau Riograndense, Jean Carlo Peluso. As apresentações da manhã terminam com um debate entre os três palestrantes.
?? tarde, os participantes podem escolher entre três temas centrais de sessões paralelas, com cases de sucesso de empresas de diversos setores: Liderança Lean, Lean em Serviços e Transformação Digital. Já na segunda metade da tarde, sobem ao palco do Centro de Convenções do Senac Santo Amaro o CEO da Lenovo do Brasil, Ricardo Bloj e a diretora de Supply Chain da Johnson & Johnson, Mercia Coelho, para debaterem sobre “Supply Chain do Futuro”. Para fechar o evento, dois diretores do Itaú Unibanco, Cláudio Sanches – de Investimentos e Previdência ??? e Rubens Fogli, de Negócios Digitais, dividem o palco com a VP de Negócios da CI&T, responsável pela estratégia e execução da digitalização do banco, para contarem os impactos da Transformação Lean Digital nos negócios.
Já no dia 12, os participantes podem optar entre 7 opções de workshops sediados em empresas parceiras de boas práticas, que implementaram as metodologias e já colhem bons resultados, para que os participantes possam fazer benchmark e conhecer os processos na prática. Todos os detalhes do evento e as inscrições – com valor especial early bird – estão no site www.best-practice-day.com.br.
Programação completa
11 de junho – Conferência
8:00 Credenciamento e Welcome Coffee
8:50 Abertura da Plenária: Patrícia Naves | Apresentadora e atriz
9:10 Competitividade para o Futuro: Mauro Naves | Jornalista da Rede Globo de Televisão
9:40 PALESTRANTE INTERNACIONAL | The Lean Turnaround
Art Byrne | Especialista Lean, Autor do best seller “The Lean Turnaround”
10:30 Coffee Break
11:00 A jornada da Transformação Lean da Gerdau Riograndense
Jean Carlo Peluso | Gerente Executivo da Gerdau Riograndense
11:30 Mercedes-Benz na era da indústria 4.0
Carlos Santiago | VP de Operações Mercedes-Benz do Brasil
12:00 Round Table | Como manter os números e se preparar para crescer?
12:30 Almoço
13:50 Sessões Paralelas
A) LIDERAN??A LEAN
Marcelo Nery | Presidente da Thyssenkrupp Elevadores S/A
Ermeson Lincon | Lean Manager da Novo Nordisk
B) LEAN EM SERVI??OS
Adriano Merigli | Diretor de Desenvolvimento de Concessionárias América Latina do Grupo Volvo
Javier Schmal | VP México, América Central e América do Sul da Martin Engineering
C) TRANSFORMA????O DIGITAL
Michael Andreas Ketterer | Business Unit Director da MWM Motores Diesel
Jefferson de Oliveira Gomes | Diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT
D) PRODUTIVIDADE NA IND??STRIA ALIMENTÍCIA
Saulo Miguel | Diretor Industrial da Heineken Brasil
Heitor Cauneto | Head of Manufacturing Excellence and Strategic Planning for Operations da Bunge
15:20 Coffee Break
15:50 Da Promessa à Realidade: Como a Lenovo alavancou a assertividade das entregas com a otimização ponta-a-ponta do fluxo interno
Ricardo Bloj | CEO da Lenovo Brasil
16:20 A jornada do planejamento integrado para uso eficaz de tecnologias 4.0
Mercia Coelho | Regional Supply & Production Planning Director da Johnson & Johnson
16:50 O impacto da Transformação Lean Digital nos negócios
Cláudio Sanches | Diretor de Investimentos e Previdência do Itaú Unibanco
Rubens Fogli | Diretor de Negócios Digitais do Itaú Unibanco
Solange Sobral | VP de Negócios da CI&T
18:00 COQUETEL E NETWORKING
12 de junho ??? Workshops (das 8h às 17h)
WORKSHOP A | LEAN TURNAROUND
SENAC | Santo Amaro | SP
WORKSHOP B | LEAN ADMINISTRATION
SENAC | Santo Amaro | SP
WORKSHOP C | SHOP FLOOR MANAGEMENT
SCHOTT | Itupeva | SP
WORKSHOP D | SHOP FLOOR MANAGEMENT
AGCO | Mogi das Cruzes | SP
WORKSHOP E | TOYOTA KATA
ZF do Brasil | São Bernardo do Campo | SP
WORKSHOP F | ESTRAT??GIAS DIGITAIS PARA A IND??STRIA
MWM Motores | São Paulo| SP
WORKSHOP G | OFFICE FLOOR MANAGEMENT
MARTIN ENGENHARIA | Campinas| SP