Na manhã desta segunda-feira (19), antigos e atuais funcionários, juntamente com o secretário de saúde, Fabrizio Bordon, se reuniram nas dependências do Hospital Infantil André Luiz (HIAL) para celebrar os 40 anos de fundação do local. ????? de suma importância que os funcionários atuais conheçam a história do Hospital André Luiz, pois apenas conhecendo um passado com exemplos de sucesso é que podemos fazer um futuro ainda melhor. Podem ter certeza que ampliaremos a estrutura do local para continuar este trabalho de referência guiado pela filosofia de proporcionar o bem-estar às crianças que aqui são atendidas???, destacou Bordon.
Na ocasião, também estiveram presentes diversas pessoas que direta ou indiretamente fizeram parte da história do hospital, que se tornou referência em atendimento pediátrico na cidade ao longo dos anos, como a enfermeira Maria Margarida Granjeiro, que trabalhou no local de 1977 a 1984; o presidente do Centro Espírita ???Amor e Caridade???, Carlos Alberto Quadrado; Maria Rosa de Aguiar Neves, mãe de 13 filhos, dos quais cinco foram pacientes do hospital; o pediatra Fernando Antonio Pereira Elias, médico do local há 37 anos e Hamilton Fonseca, filho de Itabajara Fonseca, idealizador do hospital e presidente do Centro Espírita na época.
???Desde a sua fundação o Hospital André Luiz cresceu em sua estrutura física, em seu corpo clínico e números de atendimento graças a um trabalho árduo e constante. Vale lembrar que no início não havia tanta tecnologia quanto temos hoje e mesmo assim fazíamos uma média de 100 atendimentos por dia. Hoje, graças ao trabalho do prefeito Diego De Nadai teremos em breve um hospital infantil com mais recursos para continuar sendo o porto seguro dos pais com seus filhos doentes???, afirmou o diretor administrativo do HIAL, Dr. Joaquim Aparecido de Oliveira.
Visivelmente emocionada, a primeira médica do HIAL, Dra. Cleide Bonfatti de Pieri, lembrou dos primórdios da instituição. ???Há exatamente 40 anos, durante a inauguração desse hospital, meus filhos corriam entre as pessoas assim como os meus netos, com a mesma idade que eles tinham na época, o fazem hoje. Para mim é uma alegria e uma emoção muito grande, pois eu e meu marido fomos os primeiros médicos daqui. Terminada a cerimônia de inauguração há 40 anos todos foram embora, menos uma pessoa: meu marido, José Vicente, que morou aqui por cerca de 2 anos e meio para que pudéssemos prestar atendimento 24 horas a qualquer criança que chegasse a esse local???, disse. ???Sou muito grata por todos que lutaram conosco e nos ajudaram no decorrer dessas décadas, fazendo com que o Hospital André Luiz se tornasse também parte da história de Americana???, completou.
HIST??RIA A história do Hospital Infantil André Luiz está intimamente ligada ao Lar Escola Monteiro Lobato, entidade criada em 1956 a fim de abrigar crianças órfãs. Em 1963, o presidente do Centro Espírita ???Amor e Caridade???, o senhor Itabajara Fonseca, juntamente com alguns outros membros da entidade, tiveram a ideia de construir o Hospital Infantil André Luiz, com o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção do orfanato e poder dar continuidade aos trabalhos de caridade e assistência social. Da ideia até a inauguração do Hospital passaram-se nove anos. Com muito esforço e dedicação, a construção do prédio ficou pronta e no dia 19 de novembro de 1972 o Hospital Infantil André Luiz abriu as portas com a filosofia de atender a população mais carente da cidade.
Desde março de 2004, a Prefeitura Municipal passou a administrar o Hospital, a fim de garantir a prestação de serviços, com verbas do SUS. A partir daí o Hospital passou a contar com melhor aparelhagem, foram adquiridos respirador, desfibrilador cardíaco, monitor cardíaco, dentro muitos outros equipamentos, aumentou o número de funcionários e médicos plantonistas, conseguindo assim melhores condições de trabalho e atendimento aos usuários. Atualmente o Hospital André Luiz realiza uma média de atendimentos de 4.000 consultas mensais, além das internações e outros procedimentos realizados, como serviço de radiologia e patologia clínica. O atendimento é realizado 24 horas, com 2 pediatras de plantão. Em breve o local ganhará um novo prédio, nas dependências do novo Hospital Municipal, com espaço adequado para atender a demanda e novos serviços, como, por exemplo, UTI pediátrica.