da BBC.Br- Em janeiro de 2012 a britânica Lucy Aitken Read decidiu deixar de lavar o cabelo com xampu e, desde então, não voltou a usá-lo nenhuma vez. Satisfeita, ela conta que os motivos para essa “revolução” foram vários. “Queria economizar dinheiro, reduzir a quantidade de químicos que usava no meu corpo, sobretudo os cancerígenos, e simplificar a minha vida”, diz à BBC.
A decisão foi tomada após Lucy ler uma reportagem que afirmava que as mulheres costumam colocar no corpo 515 químicos por dia. Ela viu, então, a embalagem de seu xampu em busca da lista de ingredientes. “Não reconhecia a metade deles”, explica.
E a mudança foi drástica: Lucy, que usava dois ou três produtos diariamente para lavar, desembaraçar, hidratar e nutrir o cabelo, passou a usar apenas água. “No começo foi difícil”, lembra. “Passei por três meses do cabelo horrível, e depois foram mais dois meses com o cabelo regular”, diz.
“Mas agora, para falar a verdade, eu tenho um cabelo maravilhoso”, afirma, feliz com seu longo cabelo ruivo, que mantém hidratado lavando com água a cada uma ou duas semanas e aplicando um ovo a cada 11 dias.
Além disso, ela já não tem o problemas com cheiro. Agora, seu cabelo cheira a humano, diz. “Mas quando comecei não sabia da existência de óleos essenciais e outros produtos naturais que poderiam ser usados, porque fiz tudo por conta própria, sem apoio nenhum”, conta.
Assim, para que iniciantes não se sintam tão sozinhos quanto ela, Lucy criou um blog, Lulastic.co.uk .
No ano passado, também publicou o livro Happy Hair: The definitive guide to give up shampoo (Cabelo feliz: o guia definitivo para abandonar o xampu) e deu início ao movimento No ‘Poo (abreviatura em inglês para ‘sem xampú’), que ganha adeptos.