Ex-presidente da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste cassado em 2009 por conta da compra de rodos acima do valor de mercado, Raimundo Itaberaba (PSDB) obteve vitória em processo movido contra ele no Tribunal de Justiça de São Paulo.
No último dia 18, o TJ deu a vitória a Itaberaba e outros vereadores em processo que eram acusados de nepotismo. A Ação Popular foi movida por Valdir Brandão e outros contra Sérgio Camargo, Juca Bortolucci, Enoc Coutinho, Darci Simões, Inácio Souto, Laerte Silva, Octávio Rocha (falecido Arruia), Itaberaba, Nilton Siqueira Souto, Talise Bueno, Welington Coutinho, Maria A Rocha dos Santos, Rosana Braga dos Santos, Sandra Silva Sampaio, Juliana Rozinelli e a Câmara de Santa Bárbara.
A acusação era a de que haviam sido criados novos cargos em comissão no quadro de pessoal da Câmara (???Coordenador de Gabinete??? e ???Assessor Legislativo???), sem, no entanto, especificar quais seriam as atribuições desses cargos.
A Câmara teria, por indicação de vereadores, contratado, em alguns casos, parentes, cônjuges e companheiras de vereadores para exercerem os cargos, caracterizando, assim, a prática de nepotismo, ofendendo os princípios que regem a Administração Pública, daí pleitearem a imediata suspensão da contratação dos familiares e afins indicados pelos Vereadores
https://esaj.tjsp.jus.br/esaj, processo 0141491-20.2008.8.26.0000 e o código RI000000JQZPZ.