O atleta Francisco Almeida está entre os finalistas do Campeonato Paulista de Judô. A vaga na final da Divisão Aspirante foi assegurada no último sábado (1º), durante o 3º Judô Open, disputado em São Paulo. O novaodessense de 26 anos ficou em terceiro lugar na categoria sênior leve (66 a 73 quilos) e foi um dos destaques do torneio, que reuniu mais de 1,6 mil lutadores no ginásio principal do Clube Esportivo da Penha, no Parque da Água Branca, Zona Oeste da capital paulista. As finais serão disputadas em outubro.

Além de Almeida, outro lutador de Nova Odessa foi bem na competição e ficou muito perto do pódio e da vaga. Gabriel Jorge Ribeiro, de 17 anos, ficou na quinta colocação na categoria sub 18 meio médio. Ribeiro pode garantir a classificação, caso o atleta que ficou à sua frente fique entre os três primeiros na Fase Inter-Regional, em Rio Claro.

O finalista tem se destacado nas competições pelo Estado. Em março, foi campeão da Copa São Paulo, disputada por 4,5 mil atletas de todo Brasil, em São Bernardo do Campo; bronze na Copa Tigre, torneio que reuniu mais de 700 atletas, em abril, em Brotas; e, no mês passado, subiu no lugar mais alto do pódio na 9ª Copa Liceu, em Piracicaba. Segundo os organizadores, aproximadamente 500 atletas de diversas regiões do Estado participaram do evento.

Antes das finais, Francisco Almeida deve participar de outras duas competições do Campeonato Paulista de Judô: a Fase Inter-Regional, em Rio Claro, que também garante vagas nas finais, e a Fase Regional, em São Carlos. Ambas ocorrerão em agosto.

Também representaram o município no evento organizado pela FPJ (Federação Paulista de Judô) os atletas Renan Nassin Perucello, na categoria sub 11 meio leve; Artur Monteiro Gomes e Samuel Jorge Ribeiro, sub 11 médio; e Maria Eduarda Batista, sub 13 pesado.

O professor Eugênio Cavalcanti, treinador da equipe e responsável pela escolinha de judô mantida pela Prefeitura, elogiou o desempenho dos lutadores. “Todos eles lutaram muito bem e, mais uma vez, honraram nossa cidade. Classificamos um atleta para as finais e o Gabriel Jorge também tem grandes chances de conquistar uma vaga”, avaliou Cavalcanti.

O secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo de Nova Odessa, Levi Tosta, parabenizou o finalista Francisco Almeida e os atletas pelo desempenho. “Mais uma vez, colocamos nosso judô entre os melhores do Estado. Parabéns aos lutadores e ao professor Cavalcanti, que tem revelado grandes talentos na nossa escolinha”, comentou Tosta.