A vereadora Juliana Soares (PT) apresentou Emenda à Lei Orgânica que acrescenta artigo que prevê que “As matérias de acentuada relevância, de natureza constitucional, legislativa ou administrativa deverão ser deliberadas após consultas formulares por meio de plebiscito e referendo, cabendo ao povo, pelo voto, aprovar ou denegar o que lhe tenha sido submetido”.
A audiência pública que deve dar o ‘start’ para o debate da privatização do DAE está marcada para a semana que vem. O prefeito Chico Sardelli (PL) deu entrevista recentemente e deu a entender que vai tentar o projeto para andar este ano.
Leia + sobre política regional
Ele teria como força a votação recebida na reeleição e a ampla maioria dos vereadores eleitos e reeleitos em outubro de 2024. O governo da cidade considera que somente 2 dos 19 vereadores estão hoje na oposição.
Fala Juliana
A nossa proposta visa democratizar a administração pública, envolver a população diretamente em decisões que afetam profundamente a vida da povo, que afetam o comércio, a indústria, o desenvolvimento do município, como por exemplo a privatização do tratamento de esgoto e/ou água.
Não temos informações claras sobre custos e benefícios esperados nesta terceirização da água e esgoto, então porque Americana aderir? Saneamento Básico é um direito fundamental da população e o papel da atual gestão do prefeito chico Sardelli é melhorar a oferta de agua e o tratamento do esgoto e garantir acesso a esse direito, não onerar os mais pobres e ainda acabar com a história do DAE.
Hoje o grupo político que administra a prefeitura faz as escolhas que são convenientes para eles, não para a população.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO DO WHATSAPP