O Tribunal de Justiça de Campinas determinou na quarta-feira (13) que a Rota das Bandeiras reabra por 180 dias o único acesso direto da Rodovia Dom Pedro I ao Parque das Universidades, onde estão Unicamp, PUC-Campinas e Hospital e Maternidade Madre Theodora. 
A via foi fechada na quinta-feira passada para ampliação da marginal. A liminar que determina a reabertura temporária do local foi conquistada pelas universidades e hospital, de modo que sejam discutidas alternativas para o trânsito na região.
Na sexta-feira, o secretário municipal de Gestão e Controle, Flávio Henrique Costa Pereira, reuniu-se com a Artesp e solicitou que o acesso permaneça liberado por dois anos – após o término da obra de construção da marginal, que deve levar cerca de 60 dias -, para que os 600 metros restantes da obra de prolongamento da Avenida Guilherme Campos sejam concluídos e resolva o tráfego no local.
As universidades, o hospital e os moradores do bairro são grandes interessados em manter o acesso aberto até que possa ser concluída a extensão da via. A PUC se comprometeu a custear a obra, enquanto a Unicamp doará a área. A Prefeitura assumirá os trabalhos de desapropriação.


Foto: Edu Fortes/AAN