A Proteste (associação de defesa do consumidor) realizou exame em 100g do ketchup da marca Heinz e encontrou três pelos de rato. A amostra foi retirada de um pote de 397g do lote 2c30 produzido no México e distribuído no Brasil pela Quero Alimentos. O pote do produto foi adquirido em dezembro de 2012 em São Bernardo do Campo.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi acionada e a associação solicitou a retirada do lote que passou pelo exame. Associações de consumidores do México também foram informados. A Anvisa informou que decisões de polícia administrativa não podem ser tomadas com base em exames feitos por laboratórios “não oficiais” e que laudos da Proteste são “insatisfatórios”. 
Até a tarde ontem, a Heinz não tinha avaliado produto, mas informou ter razões para questionar o teste baseada em seus “rigorosos programas de qualidade e segurança”, que são primordiais para a empresa. O exame está sendo feito com diversas marcas de ketchup e o resultado completo deve ser divulgado em breve.