No final de 2013, o NM questionou o vereador Adelino Leal (PT) se ele considerava que havia desperdiçado o ano por conta de não ter transformado a votação expressiva do ano anterior (foi o vereador de oposição mais votado da cidade).
A resposta foi não. Leal considera que a votação obtida em outubro de 2012 (2,3 mil votos) foi fruto de sua campanha e do trabalho no mandato anterior. O vereador considera que esse trabalho não se alterou e, portanto, não existem motivos para temores.
PT, MÁRCIO E 2016– A estrutura do PT e o comando de décadas do deputado estadual Antonio Mentor é visto como um empecilho para o avanço de Leal. Ele ensaiou se aproximar da Rede (até assinou ficha de apoio), mas o partido não vingou. Para 2016, Leal tem perfil excelente para ser vice em quase qualquer chapa, mas falta-lhe espaço no PT, que ainda não sabe o que fazer e aguarda 2014. Com relação ao mini marqueteiro Márcio Leal, seu filho, o vereador acredita que o momento é dele buscar seu espaço em Santa Bárbara d’Oeste.