Se em um passado não tão distante o currículo de papel era o primeiro contato mais frequente entre candidatos a uma vaga e as empresas, hoje o LinkedIn ocupou esse espaço, tornando-se a principal ferramenta de comunicação profissional do mundo ??? algumas empresas nem vêem mais as versões impressas. Só no Brasil são cerca de 29 milhões de usuários nesta rede social, número superado apenas por Estados Unidos e Índia. Por isso mesmo, a construção de um perfil atraente é fundamental para colocação no mercado de trabalho. Sócios da Vertico Human Capital com amplo conhecimento do mundo corporativo, Roberta Giuliano e Jonathan Yung listaram nove dicas para ter uma página perfeita no LinkedIn.

1)   Experiência nenhuma, nem mesmo o curso mais bacana do momento, consegue fazer com que os erros de português e inglês sejam perdoados. Escrever corretamente é primordial;
2)   Por mais interessante que se queira deixar o perfil, mentir nunca é uma alternativa. Há vagas para todos os tipos de profissional e, por isso, não há necessidade de inventar cursos ou experiências anteriores, por exemplo;
3)   Ser objetivo é fundamental e o melhor caminho para chamar a atenção para o que se quer destacar no currículo;
4)   Na hora de escolher uma foto para o perfil, nada de imagens na praia tomando aquela cerveja com os amigos. O ideal é apostar em fotografias com estilo corporativo ou em seu ambiente de trabalho;
5)   Para facilitar a ação das empresas e recrutadores, o melhor é sempre ter apenas um perfil no LinkedIn para evitar que um desatualizado, por exemplo, acabe sendo consultado;
6)   Toda vez que mudar de trabalho, realizar algum projeto relevante ou iniciar/concluir um curso, por exemplo, é importante atualizar o perfil. Mantê-lo em dia pode criar novas oportunidades;
7)   Para os recrutadores é interessante ver resultados concretos dos trabalhos realizados pelo dono do perfil. Nesta hora, seja personalista e liste seus projetos e os resultados alcançados por você;
8)   ?? preciso ter em mente que o LinkedIn pode ser o primeiro contato para aquela sonhada posição e que ele dará ao recrutador as primeiras informações sobre quem você é. Por isso, atenção com gírias, informalidade e experiências compartilhadas;
9)   Para mostrar seus conhecimentos, vale escrever artigos sobre temas relevantes para o segmento em que atua. Um texto bem escrito e embasado pode ser um bom cartão de visitas.