As criações do poeta e escritor novaodessense Alcides Gonçalves Sobrinho, autor do Hino de Nova Odessa, estão, a partir de agora, acessíveis a todos os moradores. A Diretoria de Cultura e Turismo concluiu o trabalho de digitalização das obras, que foram transformadas em um livro, que recebeu o título de “Indo além do hino”. Na manhã desta sexta-feira, dia 1º, o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza visitou o poeta na Comunidade Geriátrica, onde mora, e entregou um exemplar da obra.

A visita foi acompanhada pelo diretor de Cultura e Turismo, Leonardo Blanco, e pelo assessor de Relações Institucionais da pasta, Cícero Edno, que acompanhou todo processo de recuperação das produções do artista. Além do livro, que ficará disponível para consulta na Biblioteca Pública Municipal “Prof. Antonio Fernandes Gonçalves”, no Centro, as obras também serão disponibilizadas em um blog que está sendo desenvolvido pela Diretoria (alcidesgoncalvessobrinho.wordpress.com).
“O Sr. Alcides deu uma importante contribuição para a história de nossa cidade. Além do hino, que é lindo, tem criações belíssimas. Fico feliz em poder entregar este livro a ele e também dividir suas obras com toda população”, disse o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.
Leonardo destacou o trabalho de resgate e digitalização das obras realizado pela Diretoria. “O Sr. Alcides é um verdadeiro patriarca de Nova Odessa e dentro do meio artístico construiu uma história marcante de trabalho. Assim como esse governo tem feito com outras pessoas, essa foi mais uma oportunidade de fazer essa homenagem em vida”, disse. “Com este trabalho, podemos divulgar e resgatar suas obras, permitindo que a cidade conheça esse grandioso trabalho”, continuou.
Durante a visita e entrega do exemplar, Alcides recitou, junto do prefeito Bill, a poesia “Estações”. Além disso, foi executado o Hino composto pelo poeta. “Ganhamos hoje pro acervo da Biblioteca este livro inédito, um grande presente, algo que estava em pedaços de folha de papel e que foi transformado em material palpável, acessível a toda população”, afirmou Leonardo.
“Me sinto feliz e emocionado. Se eu dissesse mais, eu me perderia, embora eu queira, já não sou mais capaz de me expressar em palavras. Assim agradeço”, afirmou o poeta e escritor Alcides.
O PROJETO ??? A recuperação e digitalização das obras de Alcides Gonçalves Sobrinho teve início em dezembro do ano passado. “O professor Saul (pianista e professor, Saul de Almeida) me procurou na Diretoria e disse que queria prestar uma homenagem para o Sr. Alcides e que ia recitar cinco textos dele em um evento. Ele me enviou os textos para que escolhêssemos e vimos que tinha muita coisa”, explicou. “Sabíamos do desejo do Sr. Alcides em ter suas obras digitalizadas e decidimos fazer o projeto”, continuou.
Durante seis meses, Cícero, o pianista Saul e a assessora da Diretoria de Cultura e Turismo, Carla Magalhães, foram até a Comunidade Geriátrica para conversar com o poeta sobre as obras. “Ele já tem 81 anos e muitas vezes não se encontrava bem de saúde. Me emocionei muito com este projeto. Ao entregar o exemplar, tive uma sensação de dever cumprido”, disse Cícero, que destacou a importância desta homenagem ser prestada em vida. “Foi muito bom ver a alegria dele ao receber o exemplar”, continuou.