A vereadora Márcia Rebeschini apresentou nesta semana duas moções de congratulação às equipes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa. Uma delas é endereçada à equipe multidisciplinar pelas ações realizadas para marcar o “Dia do Diabetes”, e a outra, à equipe responsável pelas ações realizadas durante a Campanha “Novembro Azul”. Os documentos foram aprovados por unanimidade pelos vereadores novaodessenses. “Como é bom termos estes reconhecimentos por parte dos vereadores, pois eles representam a população”, afirmou Sheila Moraes, secretária-adjunta da pasta.

 

No dia 12 de novembro deste ano, a equipe multidisciplinar composta por profissionais de várias áreas da Rede Municipal de Saúde se reuniu para promover uma ação de atendimento à população no Ambulatório de Especialidades. O evento teve o propósito de despertar a conscientização sobre os problemas que podem acarretar caso a pessoa tenha diabetes. Isso porque o 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes.

 

As pessoas que passaram pelo local receberam orientações sobre nutrição, a importância da atividade física, fizeram teste de glicemia, aferição da pressão arterial, além de avaliação bucal e orientação psicológica.

 

“O diabetes é uma doença crônica, porém multifatorial, por isso precisa de uma equipe multidisciplinar atendendo esse paciente”, comentou o fisioterapeuta Carla Basso. Quem participou da ação teve noção do quão importante é essa abordagem multidisciplinar. “Na prevenção ou no controle, uma rotina saudável faz toda a diferença”, acrescentou a profissional.

 

Cerca de 90 pessoas fizeram os testes. Quem apresentou mesmo que um pequeno sinal de alteração já foi orientado a procurar um médico de UBS para uma avaliação e sanar todas as dúvidas.

 

NOVEMBRO AZUL

 

A parlamentar também apresentou moção de congratulação a equipe responsável pelas ações realizadas durante a Campanha “Novembro Azul”. Um dos objetivos dessa campanha é quebrar os tabus em torno do diagnóstico do câncer de próstata, que envolve o toque retal, um exame que os homens ainda relutam em realizar em função do preconceito.

 

“Precisamos acabar com os tabus para melhorar a qualidade de vida dos homens. O exame periódico é muito importante para esse público, porque o câncer de próstata é o segundo que mais afeta os homens”, comentou o secretário municipal de Saúde, Silvio Corsini.

 

Nova Odessa teve várias ações para diferentes públicos e assim atingindo o objetivo de trazer a conscientização da necessidade do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Nesse sentido, foram realizadas palestras com funcionários na data 17/11, na Coden. Contou com ação inovadora do “Conversa de Boteco”, realizada na data 17/11, no bar da Independência (Centro) e na data 26/11 no bar do Tiãozinho (São Jorge), com o objetivo de alcançar o maior número possível de homens.

 

No sábado, 27/11, encerra a Campanha com mutirão – três médicos urologistas atenderam a população masculina no Ambulatório de Especialidades da Avenida João Pessoa, para consultas e agendamentos de exames. Também teve orientações sobre o planejamento familiar – que, no caso dos homens, passa pela realização de vasectomias.

 

“Foi uma atuação brilhante das equipes, estão de parabéns. Priorizaram o atendimento humanizado”, afirmou a vereadora.