Marmita em alta- O iFood, empresa brasileira de tecnologia, encerra o ano de 2024 com 380 mil estabelecimentos cadastrados na plataforma, reflexo da consolidação do delivery como hábito entre os brasileiros. No balanço da área de restaurantes, a comida mais pedida continuou a ser o hambúrguer, mas clientes passaram a buscar por outras categorias no delivery, diversificando, ainda mais, as chances de sucesso para os empreendedores na plataforma.
Em 2024, a categoria que mais cresceu em número de pedidos no iFood foi a marmita, com alta de 18% em todo o país. O segundo lugar ficou com itens de padaria, que aumentaram 11%. Em seguida, estão os pedidos de açaí, que cresceram 9%.
“Quando olhamos para o ano de 2024 da vertical de restaurantes, vimos que conseguimos ampliar as oportunidades a mais empreendedores, que encontram no iFood parte importante da renda. O iFood teve papel fundamental para consolidar o hábito do delivery entre brasileiros, que estão cada vez mais buscando a plataforma para consumir todo tipo de culinária. Nosso esforço é para que o app, que conecta tantos restaurantes, entregadores e clientes, seja sempre uma oportunidade de crescimento e renda aos empreendedores do país”, afirma Beatriz Pentagna, diretora de marketing para negócios do iFood.
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Neste ano, os restaurantes tiveram uma média mensal de 653 milhões de visualizações de pratos. E 160 mil estabelecimentos parceiros se destacaram com o Selo Super, programa criado pelo iFood para reconhecer aqueles que oferecem as melhores experiências no delivery aos clientes.
Ao todo, o iFood movimenta 110 milhões de pedidos por mês, por meio de um ecossistema formado por 360 mil entregadores conectados, 380 mil estabelecimentos parceiros, entre restaurantes, mercados e farmácias e 55 milhões de clientes espalhados por 1.500 cidades brasileiras.
Retrospectiva para restaurantes e marmitas
(algumas das telas que aparecerão na retrospectiva)
A partir do dia 16 de dezembro, cada restaurante cadastrado na plataforma receberá um conjunto de insights valiosos sobre 2024, transformando dados em oportunidades para expandir horizontes e cultivar conexões ainda maiores com os clientes em 2025. As informações que os parceiros terão acesso:
- Horário/turno que os clientes mais pedem
- Quantidade de avaliações positivas
- Características mais elogiadas em avaliação
- Quantidade de clientes novos
- Quantidade de clientes fieis
- Quantidade de meses em que foi Super
- Quantidade mensal de visualizações dos pratos
Melhorias realizadas no app em 2024
Com o compromisso de melhorar constantemente o app para restaurantes, o iFood aperfeiçoou recursos, funcionalidades e implementou novidades. As mudanças otimizaram tanto a rotina dos donos de restaurantes quanto a usabilidade para os clientes. As novidades foram resultado do diálogo constante com os parceiros, sobretudo por meio do Fórum de Restaurantes, realizado para promover trocas entre a empresa e os donos dos estabelecimentos cadastrados na plataforma.
As principais mudanças englobam melhorias de cardápio, atendimento, cancelamento de pedidos e gerenciamento financeiro para os restaurantes, além de outras áreas que impactam diretamente a operação, usabilidade e atendimento para os parceiros e clientes.
Por exemplo, o cardápio do aplicativo foi otimizado. Agora o restaurante consegue criar combos com muito mais facilidade e detalhes, adicionar fotos em todas as opções de pizza no caso de sabores meio a meio, possibilidade de precificação com o valor mais alto dos dois sabores ou uma média de cada. Além disso, a inteligência artificial facilita gratuitamente a digitalização de um cardápio existente para importar as informações para o app.
Já com relação aos cancelamentos, o iFood criou mais ferramentas de negociação com o cliente, para que seja possível, por exemplo, enviar um cupom ou reenviar um item que ficou faltando ou apresentou algum problema, no caso de solicitações pós-entrega. Em 2023, as melhorias neste âmbito reduziram o cancelamento de pedidos em cerca de 10%. Neste ano, a redução foi de 23%.
Outro exemplo de melhoria é no atendimento ao cliente. Uma das novidades é a notificação de atualização do status do chamado, gerando maior clareza e visibilidade do andamento das solicitações. O iFood também começou a implementar uma funcionalidade de transcrição de áudio, para que o parceiro possa informar a necessidade por meio de uma mensagem de voz quando precisar de ajuda do suporte da plataforma. Com isso, é possível ter mais agilidade no atendimento. As mudanças aceleraram o tempo de resposta e interação com a plataforma, reduzindo o tempo de abertura de chamado de 2 minutos para 34 segundos.
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