Os vereadores de Santa Bárbara d’Oeste cobraram os secretários de Saúde, Dr. Dreison Iatarola, e de Governo, Rodrigo Maiello, projetos de lei para melhorar a saúde da cidade. Entre eles, está o Projeto de Lei Complementar nº 50/2014, que reduz a carga horária dos médicos da atenção básica e especialidades de 40 para 20 horas semanais.
???Com a nova lei todos os profissionais terão que picar o cartão, permanecendo mais tempo nas unidades. Dessa maneira teremos um controle muito mais adequado melhorando o atendimento à população???, explicou o secretário Iatarola.
Iatarola destacou que o projeto visa adequar o salário desses profissionais a realidade do mercado, que hoje está bastante defasado e ao mesmo tempo atrair mais médicos nos futuros concursos que o município pretende realizar. ???Com certeza vai ser um ganho muito grande para a população e para os médicos também???, reforçou.
Já o Projeto de Lei nº 119/2014, que trata da contração de organizações sociais, permite que o município firme parceria para gestão de unidades de saúde e está amparado em leis federal e estadual. ????? uma maneira de podermos contratar novos profissionais para a área de Saúde, sem onerar a folha de pagamento e sem que a gente ultrapasse o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal???, explicou. ???Essas OSs poderiam gerir as novas UBSs, assim como a nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) ainda em construção. Por meio de OSs, a Prefeitura garantiria mais funcionários prestando atendimento à população???, concluiu.
Para o secretário de Governo, Rodrigo Maiello, a reunião foi produtiva e serviu para reforçar a importância das matérias. ???Agradeço a receptividade do presidente e dos vereadores, que proporcionaram um importante espaço para discussão dos projetos de lei que são essenciais para o bom andamento da saúde no município. O diálogo é importante no relacionamento entre os poderes???, disse.