Os interessados em participar como parceiros do projeto ???Comemorando e Preservando???, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Unidade de Educação Ambiental e Planejamento, devem entrar em contato com a pasta a partir do dia 2 de janeiro (terça-feira), por meio do telefone (19) 3471 7770 ou pelo e-mail publicidade.sma@americana.sp.gov.br.
O projeto consiste em divulgar de forma digital, por meio do mailing de contato dos parceiros, as datas comemorativas ambientais de referência. Segundo a coordenadora da unidade, Katia Birke, o objetivo do ???Comemorando e Preservando??? é promover a Educação Ambiental a um público que geralmente não é atingido nas ações educativas. ???Além disso, buscamos criar uma cultura ambiental no município aumentando a consciência e participação do cidadão na preservação ambiental???, destacou.
Para participar como parceiro do projeto, não existe custo, uma vez que as artes e textos são desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente. Atualmente o projeto atinge aproximadamente 20 mil pessoas por campanha.
Nesta semana, a secretaria fez mais uma divulgação para os parceiros do projeto. Trata-se do ???Dia Internacional da Consciência Ecológica???, comemorado em 22 de dezembro (sexta-feira).
Dia Internacional da Consciência Ecológica
No dia 22 de dezembro de cada ano comemoramos o ???Dia Internacional da Consciência Ecológica???. A data é uma homenagem ao seringueiro, Francisco Alves Mendes Filho, comumente chamado de Chico Mendes, que foi assassinado em 22 de dezembro de 1988, por fazendeiros do estado do Acre por se posicionar contra a exploração e o desmatamento da Floresta Amazônica.
Você sabe o que é consciência ambiental e ecológica?
A consciência ecológica é um dos temas de maior evidência nos últimos anos. ?? a habilidade de compreender o meio ambiente em que vivemos e os impactos causados pela ação do homem na natureza.
Informação e conhecimento são essenciais para transformar a realidade. Mas não basta apenas conhecer os impactos causados pelo homem ao equilíbrio ambiental, é necessário refletir e agir mudando a realidade.
Neste contexto, a educação ambiental é um forte instrumento de transformação social, na qual o indivíduo toma consciência do seu papel na preservação do planeta, por meio de mudanças de hábitos e pequenas atitudes no seu dia a dia, tais como:
· Evitar o desperdício de água e alimentos;
· Praticar o consumo consciente;
· Praticar o uso racional de energia;
· Destinar corretamente resíduos orgânicos;
· Praticar a reciclagem, compostagem e o reaproveitamento de resíduos;
· Pensar e repensar ao imprimir e copiar documentos;
· Utilizar copos, utensílios e sacolas retornáveis;
· Cultivar uma hortinha e reaproveitar cascas de frutas e legumes como adubo;
· Utilizar racionalmente veículos automotores,
· Praticar pequenos deslocamentos a pé,
· Utilizar transporte coletivo e bicicletas para deslocamentos diários;
· Praticar a carona solidária.
A consciência ecológica é de fundamental importância para a preservação da qualidade ambiental do nosso município. Cabe a cada um de nós cidadãos praticarmos a consciência ecológica, pensando no presente sem comprometer as gerações futuras, para que possamos viver em um mundo melhor, mais justo e ecologicamente equilibrado.
Faça sua parte, seja consciente, ajude a preservar o meio ambiente: denuncie desmatamento, invasões em APP (Áreas de Preservação Permanente), descarte irregular de lixo e entulho e queimadas, colagens de propaganda em postes e quaisquer tipos de degradação ambiental, por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) pelo telefone (19) 3475-9024, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (19) 3471-7770, e do GPA (Grupo de Proteção Ambiental) pelos telefones 153 e (19) 3407-0513.