Nesta semana, idosos participantes do Programa da ???Melhor Idade??? da Prefeitura de Sumaré puderam assistir a uma peça teatral encenada por crianças atendidas pela entidade Grupo de Apoio Nisfram, que é conveniada ao Município. O tema foi ???Combate ao trabalho infantil??? e a apresentação ocorreu no Centro de Convivência ???Inésia Pavani Camilo???, no Residencial Ipiranga, na Área Cura.
A apresentação para os idosos faz parte de uma série de programação feita pela entidade para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado todo dia 12 de junho. Durante todo o mês, as crianças participaram de atividades referentes ao tema, enfatizando a importância do brincar e estudar e o quanto o trabalho na infância pode causar prejuízos psicológicos para toda a vida.
N??MEROSNo Brasil, na divulgação da última PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), em 2012, aproximadamente 3,5 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos estavam trabalhando no país. Se considerada a faixa etária entre 05 e 13 anos, a pesquisa aponta cerca de 554 mil meninos e meninas em atividades laborais.
No país, é proibido o trabalho de crianças e adolescentes menores de 16 anos. A legislação permite apenas o exercício de atividades remuneradas na condição de aprendiz, na faixa etária entre 14 e 16 anos.
Para denúncias de trabalho infantil, a pessoa deve procurar o Conselho Tutelar de Sumaré, que atende pelos números (19) 3828-7893 e (19) 3873-2122, ou ligar diretamente para o Disque Direitos Humanos (Disque 100). Além destes dois órgãos, a população também pode entrar em contato com Conselhos Municipais de Assistência Social, Conselhos de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ministério Público do Trabalho e Superintendências Regionais do Trabalho.