Por conta da queda de arrecadação, o Instituto Monteiro Lobato comunicou hoje (23/02) o término dos atendimentos realizados pela creche e pelo NAT (Núcleo de Atendimento Terapêutico), que auxiliava pessoas com necessidades psicoterapêuticas como, casos de depressão, problemas de aprendizagem, reabilitação cognitiva e ansiedade.
De acordo com o presidente, Rodrigo Fonseca, serão mantidas duas funcionárias e o foco é dar continuidade ao Centro Espírita ???Amor e Caridade??? com palestras, grupos de estudos e o Bazar Fraterno. ???Infelizmente tivemos que encerrar os atendimentos, pois não estávamos dando conta dos gastos com funcionários. Hoje em dia temos baixa contribuição e também tivemos a devolução do prédio que era locado pela Prefeitura, onde era o Hospital Infantil ???André Luiz??????, disse. Todos os atendimentos do NAT eram gratuitos e competem à Prefeitura de Americana, que encaminhava os casos ao NAT.
Já por conta da crise financeira, em dezembro de 2017, o Instituto encerrou também a Creche, que foi inaugurada em 2010 e atendia 83 crianças em período integral. Eram 22 funcionárias registradas e todas as crianças foram realocadas para creches próximas.
Cerca de mil pessoas por mês frequentam o Monteiro Lobato que é mantido atualmente pelas doações espontâneas, pelos sócios contribuintes, eventos e pelo Bazar fraterno. Aproximadamente são 30 voluntários cadastrados que ajudam em eventos e na parte doutrinária.
???A prioridade é o pagamento dos funcionários desligados e, simultaneamente, vamos nos reorganizar para dar continuidade às obras do novo auditório. Após muitas análises e tentativas por parte da diretoria, acreditamos que é o melhor a ser feito e com a compreensão de todos, iremos superar os obstáculos???, afirmou o presidente.
O órgão pede doações para o Bazar Fraterno e também de materiais para a finalização das obras do auditório, que deve ser inaugurado no final de 2019. Interessados em colaborar, podem entrar em contato com a secretaria pelo telefone 3468-1709, pelo site www.monteiro.org.br ou na sede do instituto, à Rua dos Estudantes, 540, no bairro Cordenonsi.