O indicador antecedente da Boa Vista de Movimento do Comércio

que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo território nacional, caiu 0,3% entre os meses de março e abril de 2023 na comparação dos dados dessazonalizados. Na mesma série de dados foi observada uma retração de 0,8% no trimestre móvel findo em abril em comparação ao período de novembro do ano passado a janeiro deste ano.

Na série de dados originais o indicador apontou alta de 2,5% na comparação interanual e na análise de longo prazo, medida pela variação acumulada em 12 meses, o crescimento desacelerou para 1,0%, o que havia sido antecipado na leitura anterior.

“A queda no mês e na comparação dos dois trimestres mais recentes mostram que o setor não passa por um momento fácil, mas ainda assim os números acumulados são positivos. A desaceleração do crescimento não surpreendeu, o resultado pode oscilar um pouco ao longo dos próximos meses, mas diferente do que se viu no ano passado, quando a curva de longo prazo ficou algum tempo em campo negativo, esse ano ela tende a permanecer em campo positivo. Os dados de atividade, de modo geral, têm sido positivos e parte disso acaba passando pelo varejo. O indicador da Boa Vista antecipou a alta no mês passado, embora o mercado apostasse numa queda naquele período, e agora a retração não foi grande. Sem dúvida, a melhora da renda real tem contribuído bastante para o setor em meio a um cenário de crédito mais seletivo”, diz o economista da Boa Vista, Flávio Calife.

Movimento do Comércio recua 0,3% em abril

Metodologia
O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista por empresas do setor varejista. As séries têm como base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

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Sobre a Boa Vista

A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio.

É precursora do Cadastro Positivo e no propósito de incluir consumidores no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas credoras, por meio da disponibilização de informações de educação financeira e serviços gratuitos em seus canais oficiais como o site www.consumidorpositivo.com.br e o app Boa Vista Consumidor Positivo.

A empresa tem por princípio a segurança e a privacidade dos dados e suas soluções estão 100% em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo sido reconhecida como a primeira do segmento financeiro e de gestão de bancos de dados a obter a certificação ISO 27701, norma internacional referente à segurança e privacidade da informação.

Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica às suas soluções, como a Acordo Certo – especialista em recuperação de crédito – e a Konduto, autoridade em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais. Em 2021, também de forma pioneira, lançou seu centro de analytics, levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance.

 

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