O Brasil parou para acompanhar as conquistas de Rebeca Andrade e da seleção brasileira de ginástica artística durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Além da precisão nos movimentos, a força e a definição dos músculos das pernas das atletas chamaram a atenção e foram alvo de elogios do público.

Musculação caminho na busca por pernas de ginasta

A musculação na frequência correta é um excelente caminho para conquistar as pernas dos sonhos, com definição e força semelhantes às das medalhistas olímpicas.

Segundo Bruno Silva, treinador da Smart Fit, áreas das pernas como bíceps femoral, o reto femoral e a região anterior do complexo do quadríceps, muito usadas pelas atletas, são os principais músculos a serem estimulados.

Leia + Sobre todos os Esportes  

Uma maneira de melhorar os treinos, como explica Silva, é trabalhar grupos musculares agonistas, que tendem a contrair durante um movimento e antagonistas, que tendem a relaxar,  tensionando assim musculaturas contrárias em uma mesma sessão.

Ginastas em alta

Silva destaca que outro fator importante no ganho de massa magra é o intervalo entre exercícios, que permite o descanso da região e favorece a musculatura. “Quando falamos de treinos de perna, o intervalo ideal de tempo entre as cargas de treino deve ser de 36 a 48 horas.”

Ele ressalta que, além da atividade física, há fatores externos que podem influenciar no tempo para se alcançar os resultados desejados. “Fatores como uma maior variabilidade nos exercícios, o controle do estresse e do sono são também muito relevantes quando falamos dos resultados e da velocidade com que se quer alcançá-los”, finaliza.

Confira abaixo e no vídeo o treino que Bruna Silva preparou para melhorar a definição e tonificação das pernas.

Treino A – Trabalho multiarticular

  •       Agachamento com halter – 4x 12, 1 minuto de pausa.
  •       Agachamento máquina articulada – 4x 12, 1 minuto de pausa.
  •       Levantamento Terra – 4x 12, 1 minuto de pausa.
  •       Leg Press Horizontal – 4x 12, 1 minuto de pausa.
  •       Gêmeos em pé – 4x 12, 1 minuto de pausa.

Treino B – trabalho monoarticular (agonista/antagonista), musculaturas opostas.

  •       Cadeira extensora – 4x 12, 1 minuto de pausa.
  •      Cadeira flexora – 4x 12, 1 minuto de pausa.
  •       Afundo máquina articulada – 4x 12, 1 minuto de pausa.
  •       Stiff – 4x 12, 1 minuto de pausa.
  •       Elevação pélvica máquina – 4x 12, 1 minuto de pausa.
  •       Cadeira abdutora – 4x 12, 1 minuto de pausa.

Sobre o Grupo Smart Fit


O Grupo Smart Fit detém as marcas de academias Smart Fit, Bio Ritmo, Nation CT e O2, as marcas de academias studios Race Bootcamp, Vidya Studio, Tonus Gym, One Pilates e Jab House, além dos produtos digitais Total Pass e Queima Diária.

A rede é líder do mercado de academias na América Latina e a quarta maior do mundo em número de clientes. Em junho de 2024, o número de clientes ativos chegou a mais de 4,9 milhões e a companhia possui hoje mais de 1.500 unidades. No Brasil, a Smart Fit está presente em mais de 170 cidades, em todos os 26 estados e Distrito Federal. Fora do Brasil, atua em aproximadamente 140 cidades e 15 países.

 

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NOVOMOMENTO WHATSAPP