O IEC (Informação, Educação e Comunicação), órgão ligado às secretarias de Saúde e Educação de Nova Odessa, deu início ao Programa Municipal de Educação Ambiental com um calendário de visitações que vai levar 600 alunos, até outubro deste ano, àquela que é considerada a “nascente modelo” do município. Localizada no Sítio Piraju, a mina é uma das principais afluentes do Sistema Lopes, um dos dois utilizados para o abastecimento público.
A nascente já foi vista por um grupo de aproximadamente 60 alunos das Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) ‘Professora Alzira Ferreira Delegá’, do bairro Green Village, e Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Professora Almerinda Delegá Delben’, no Parque Residencial Klavin. No local, o sitiante Sílvio de Campos e seu filho, Leonardo Campos, que auxiliaram a Prefeitura e a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) na recuperação do local de produção de água, têm recebido os estudantes.
Junto dos proprietários da área, os alunos também realizaram o plantio de mudas de árvores, para ajudar na recomposição vegetal da área de preservação ambiental. “A partir do momento que os alunos têm o conhecimento de onde vem a água que a população utiliza no cotidiano, eles poderão perceber a necessidade de conservação e proteção da natureza”, destaca a diretora de Meio Ambiente, Aryhane Massita. “Mais uma vez seguimos o calendário de visitação ao local para comprovar, de geração em geração, por que Nova Odessa é conhecida como o Paraíso do Verde”, reiterou a professora Meria de Jesus Brito, responsável pelo IEC.
Segundo Sílvio Campos, em plena crise hídrica de 2015, a nascente passou por ações de desassoreamento, graças ao empenho do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, e voltou a produzir água, diretamente para a Represa Lopes 2. Além disso, foi cercada e está hoje preservada.
O calendário de visitação, que inclui as estações de tratamento de água e esgoto da Coden, é uma das diretivas do Programa Município Verde-Azul, que certifica cidades com boas práticas ambientais. Nova Odessa, que sempre obtém a certificação emitida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, devido ao atendimento a diversas diretrizes ambientais, teve sua melhor pontuação em 2018.