Alunos da Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) ‘Vereador Osvaldo Luiz da Silva’, que fica no Jardim Marajoara, conheceram uma instalação pública considerada modelo por possuir estrutura sustentável, que otimiza e estimula o uso racional dos recursos naturais, contribuindo para a preservação do meio ambiente. A atividade foi desenvolvida dentro do Programa Municipal de Educação Ambiental da Prefeitura de Nova Odessa, com base nas diretivas do Programa Município VerdeAzul, do Governo do Estado.

A instalação visitada na semana passada – nos dias 6 e 7 – por 85 estudantes com idades entre 8 e 10 anos foi o Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) ‘Professora Eleni Whitehead’, localizado no mesmo bairro. A escola atende 120 crianças de 5 meses a 4 anos e foi construída para garantir a economia de energia elétrica, uso racional de água, aproveitamento da energia solar e permitir o escoamento da água de chuva no solo.

A unidade tem áreas permeáveis, ventilação cruzada, lâmpadas econômicas, torneiras com temporizadores, caixa acoplada ao vaso sanitário com com dois botões (para descarga completa ou meia), janelas e portas amplas para favorecer a luz natural, salas de aula com paredes claras para favorecer a claridade, cisterna, aquecedor solar e calçada ecológica.

Ao conhecerem a estrutura, os alunos ficaram impressionados e comentaram ações sustentáveis que fazem parte do seu dia a dia. “Na minha casa não tem cisterna, mas minha mãe usa a água da máquina de lavar para o quintal”, afirmou o aluno Isaac Eler Coelho, 8 anos, que observou que a grama da escola faz com que a água da chuva desça no solo e chegue até os rios. Alice Constancio Nardy, de 9 anos, também compartilhou uma medida que adota no cotidiano. “A torneira da minha casa não é igual à da escola [com temporizador], mas, quando eu escovo os dentes, fecho para não gastar água”, disse ela.

Para professora Meria Brito de Jesus, uma das interlocutoras do Programa Município VerdeAzul na cidade, a visita à instalação modelo de sustentabilidade é uma forma de levar os estudantes à reflexão sobre o que é preciso mudar na prática diária.

“Nosso maior ganho é que essa futura geração entenda que nossas ações não devem ficar só restritas à casa, mas também em todos os locais que frequentamos, compreendendo que a sustentabilidade é um conjunto de atitudes que pode garantir o bem-estar das futuras gerações”, analisou a educadora, que coordena o IEC (Informação, Educação e Comunicação), órgão vinculado às secretarias de Educação e Saúde.