Assim como aconteceu em 2019, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em Nova Odessa não terá aumento real em 2020, apenas a correção inflacionária. O percentual estabelecido pela Secretaria de Finanças e Planejamento foi 4,31%, que corresponde a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) entre janeiro e dezembro de 2019. A primeira parcela e a cota única do IPTU terão vencimento somente no dia 10 de março, o que garante ao contribuinte um “fôlego” importante em razão de outros impostos que chegam neste início de ano, como o IPVA, por exemplo. O desconto para os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista será de 10%.
O IPTU é uma das principais fontes de arrecadação da Prefeitura e é usado no custeio de serviços de Saúde, Educação, Merenda e folha de pagamento dos servidores, além de obras de infraestrutura. Os carnês começarão a ser confeccionados nos próximos dias e a entrega terá início na segunda quinzena de fevereiro, por uma empresa contratada pela prefeitura. A Administração também disponibilizará o documento para consulta pela Internet, no site www.novaodessa.sp.gov.br.
“?? bom ressaltar que, desde o ano passado, o IPTU pode ser pago entre março e dezembro para os contribuintes que optaram pelo parcelamento. Fizemos essa alteração pensando no contribuinte, que terá um fôlego, levando-se em consideração que janeiro é mês um pouco mais complicado em razão do IPVA e da compra do material escolar para uma boa parcela da população”, explica a secretária de Finanças e Planejamento, Mara Beatriz Kilmeyers.
Ainda de acordo com a secretária, em 2019 foram lançados 26 mil carnês, com previsão de arrecadação em torno de R$ 20 milhões – a pasta ainda trabalha no fechamento destes números. Neste ano, serão lançados 28 mil carnês de IPTU, com previsão de arrecadação superior a R$ 21,1 milhões. “Não é necessário vir ao Paço Municipal para retirar o carnê do IPTU. Os documentos serão entregues nas casas, mas os moradores que desejarem podem também consultar o valor do tributo com toda comodidade no site da Prefeitura”, reforçou Mara.
Assim como aconteceu em 2019, o pagamento pode ser feito nos bancos Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander e Itaú. “Estas instituições contam com diferentes canais de atendimento como caixas eletrônicos, correspondentes bancários, internet, entre outros, para o pagamento. Moradores que eventualmente não receberem o carnê do IPTU até a data do primeiro vencimento também podem obter a guia para pagamento diretamente no site da Prefeitura de Nova Odessa (www.novaodessa.sp.gov.br).