Por alguns minutos na manhã desta quinta-feira (11), a UBS (Unidade Básica de Saúde) 2, em Nova Odessa, literalmente parou. A médica cubana Esthér Cano Pozo reuniu os funcionários e pacientes que estavam no Posto de Saúde do Jardim São Jorge para falar a respeito dos cuidados e a prevenção ao câncer de mama. A ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde faz parte do mês Outubro Rosa.
Aproximadamente 50 pessoas acompanharam as explanações da profissional, com direito a apresentação de slides e música. “Sempre falamos às pacientes sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Mas este mês merece uma ação especial”, destaca a médica cubana, que reuniu outras duas profissionais conterrâneas que atendem na UBS 2, mais agentes de saúde e outros funcionários.
Na segunda-feira (8), um laço gigante confeccionado em um tecido rosa atraiu a atenção e olhares no Ambulatório de Especialidades, onde o enfermeiro André Barros abordou os sinais e sintomas, a importância do autoexame e de fazer mamografias anualmente. “A conscientização sobre o câncer de mama ocorre o ano todo, reforçando nesta época”, ressalta o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.
A programação do Outubro Rosa continua no dia 19, com a enfermeira Francislaine Aparecida Alves fazendo uma palestra, às 13 horas, no Salão Paroquial do Jardim São Jorge. Na UBS 3, a equipe de enfermagem organiza uma palestra para a manhã da quarta, dia 17, focada na prevenção contra o câncer de mama e incentivo ao autocuidado, pelas enfermeiras Luciana Marinho Vicente e Katia Alves Félix.
A agenda de coleta dos exames Papanicolau está aberta todos os dias nas cinco Unidades Básicas de Saúde e a campanha termina no dia 27, com a tradicional “Caminhada Outubro Rosa”. A saída será às 8h em frente ao Paço Municipal e o percurso vai até a Praça Central José Gazzetta. A iniciativa é abraçada também pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza.
Este ano, as camisetas da campanha são comercializadas a R$ 20 e podem ser adquiridas no Clube da Melhor Idade e nas lojas Reds, L’Vrechi, Bella Beleza Cabeleireiros e a ??tica Exótica. A renda será revertida para exames de mamografia e ultrassom da mama, através da Amavi (Amigas da Mama, Amigas da Vida), entidade que reúne mulheres vítimas de doença para ações de incentivo e prevenção.
“Queremos, mais um ano, a participação de todos nessa campanha”, reforça Andréa Souza. O Clube da Melhor Idade fica na Rua Heitor Penteado, 199, no Centro. A loja Reds está situada na Rua Rio Branco, 321, também no Centro. A L’Vrechi está na Rua Silvio de Paula, 941, Jardim Nossa Senhora de Fátima. A Bella Beleza fica na Rua Rio Branco, 699, e a ??tica Exótica na Rua Aristeu Valente, 319, ambas no Centro.