Um campeonato inusitado ocorreu neste fim de semana na Emefei Prefeito Simão Welsh. A escola sediou o Campeonato de Cubo Mágico Nova Odessa Open 2014, uma competição internacionalmente reconhecida pela Associação Mundial de Cubo Mágico (World Cube Association) que tem na resolução de um quebra-cabeça (podendo ter vários formatos) uma forma de envolver e entreter os participantes.
Com 112 inscritos em nove modalidades, as dependências da escola ficaram movimentadas durante todo o sábado (16) e domingo (17), atraindo competidores do interior de São Paulo, como Nova Odessa, Americana, Pinhalzinho, Itatiba, Votorantim, Piracicaba, Barueri, Osasco, São Bernardo do Campo, Sumaré, Hortolândia, São Carlos, Limeira, Lorena e, inclusive, competidor do Rio de Janeiro.Durante o torneio, Nova Odessa também foi sede de um novo record mundial na resolução de cubo mágico com os pés em tempo único. A proeza foi conquista pelo estudante de Ensino Médio de Osasco, Gabriel Pereira Campanha. Detalhe: o record mundial anterior era dele mesmo.
O campeonato reuniu ainda familiares que tem no cubo mágico uma forma de relaxar e interagir ?? o que atesta o gerente de produção de gráfica, Luiz Henrique Matovani, que veio competir junto com sua filha, a estudante Ana Julia Matovani. Residentes em Americana, os dois participaram pela primeira vez de um campeonato deste tipo.
Antes da realização do Campeonato, a Secretaria de Educação também promoveu oficinas de cubo mágico nas escolas Prefeito Simão Welsh, Profª Salime Abdo e Profª Augustina Adamson Paiva. Por meio destas, alunos vieram participar da competição, como Lucas Pereira Valdívia, de 11 anos, aluno da Emefei Simão. 

Os resultados da competição serão divulgados no site http://live.cubecomps.com/. Os resultados finais também estarão disponíveis no site da WCA: www.worldcubeassociation.org/results/c.php?i=NovaOdessaOpen2014