A Prefeitura de Nova Odessa vai contratar, através de licitação, empresa para explorar o pátio municipal. O projeto de lei que autoriza a contratação foi aprovado na última semana na Câmara. O objetivo é agilizar a remoção dos veículos abandonados nas vias públicas e também dar destinação correta aos autos apreendidos em operações da Diretoria de Segurança de Trânsito.
Com isso, o Município terá um local para manter os veículos retirados das vias públicas por estarem em situação de abandono ou com pendências administrativas.
Atualmente, embora exista uma lei que regula o recolhimento dos autos, não há espaço adequado para o depósito destes veículos. Com isso, carros, motos, caminhões e ônibus flagrados em situação irregular em ações da GCM (Guarda Civil Municipal) e PM (Polícia Militar) são enviados para um pátio contratado através de licitação realizada pela Delegacia Seccional de Americana, que atende também Nova Odessa.
Além do espaço para o depósito dos carros, a licitação prevê também que a empresa tenha serviço de guincho para a remoção dos veículos. O projeto de lei aprovado na Câmara prevê que o pátio tenha capacidade para abrigar 300 veículos leves, 150 motos e 40 caminhões e ônibus. As vagas deverão ser demarcadas e cobertas e suas dimensões devem obedecer o plano de trabalho estipulado através de convênio firmado entre a Prefeitura e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
A proposta prevê ainda que a empresa vencedora da licitação repasse 5% da receita bruta obtida com a remoção e estadia dos veículos à Administração. Os valores a serem explorados no pátio seguirão tabela definida pelo Detran.