A Vigilância Sanitária de Nova Odessa interditou, parcialmente e por tempo indeterminado, uma panificadora localizada na Rua Pedro Bassora, no Jardim Santa Rosa. A ação ocorreu nesta quinta-feira (08/01) após o órgão receber duas denúncias referentes a produtos alimentícios com a presença de larvas em pãezinhos de frios.
Segundo o diretor da Vigilância em Saúde de Nova Odessa, Manuel Messias de Oliveira, o espaço está apenas autorizado a fazer a venda de alimentos que não sejam manipulados no local, como refrigerantes, salgadinhos industrializados, bolachas e outros. “A padaria pode vender pães, desde que eles não sejam produzidos no local, mas sim adquiridos de padarias licenciadas”, disse.
A fiscal sanitária, Alcione Rosa Ferreira, explicou que a Vigilância Sanitária, junto à Guarda Civil Municipal, fez a vistoria na panificadora e constatou uma bandeja de pãezinhos de frios expostos a venda e com a presença de larvas. A bandeja com 1.230kg de pãezinhos foi apreendida e inutilizada pelos fiscais.
“Também foram constatadas outras irregularidades, como ausência de Licença de Funcionamento do Estabelecimento, ausência de comprovante que ateste a saúde do manipulador de alimentos e não aplicação do Manual de Boas Práticas de Alimentos. A autuação, apreensão dos produtos e a interdição parcial do estabelecimento foram feitas de acordo com a Lei Estadual 10.083/98”, explicou Alcione.
O estabelecimento foi interditado parcialmente até que todas as irregularidades sejam sanadas e o proprietário foi autuado. Ele tem prazo de dez dias para fazer as adequações. Caso não as faça, o estabelecimento será lacrado e a multa, segundo Comunicado da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, varia de R$ 201,40 até R$201.400,00.