O Ponto de Entrega Voluntária (PEV) localizado na Praça do bairro Nova Americana é o que mais arrecada recicláveis em Americana. Nas três coletas realizadas até o momento, o local registrou no total a destinação correta de 264,5 quilos de materiais. O ranking foi divulgado nesta semana pela Coleta Seletiva da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.
Na segunda posição, aparece o PEV localizado na Praça do Jardim Alvorada, com 183 quilos de materiais recicláveis coletados. Em terceiro lugar, está o ponto da Praça do Jardim Colina, com 167,1 quilos. Na sequência do ranking aparecem os PEVs: Campo de Futebol do São Luis (135,8 quilos); Praça do Parque Novo Mundo (130,8 quilos); Praça da Vila Dainese (118,2 quilos); Praça do Campo Verde (106,2 quilos); Jardim Botânico (103,9 quilos); Praça do Jardim Brasília (103 quilos); e Praça do Jardim Belvedere (101,1 quilos).
???A divulgação desse ranking tem como objetivo criar uma disputa positiva entre os bairros, buscando uma arrecadação cada vez maior de materiais recicláveis. A população de Americana sempre teve uma participação muito boa na separação de materiais e, com os PEVs, nosso objetivo é facilitar e ampliar essa quantidade coletada???, explicou o responsável pela Coleta Seletiva, Eurípedes Fante Raymundo.
Atualmente, 28 PEVs estão funcionando do total de 30. Isso porque dois deles foram alvos de vandalismo e devem ser substituídos pela empresa MB Engenharia e Meio Ambiente Ltda. Eles foram implantados em locais com grande fluxo de pessoas no município desde o dia 26 de março deste ano. Os materiais recicláveis são recolhidos dos PEVs pela Coleta Seletiva da Prefeitura de Americana uma vez por semana ou de acordo com a necessidade. Toda a arrecadação é destinada à Cooperlírios, cooperativa de reciclagem do município.
A iniciativa é uma parceria entre a Administração Municipal e a empresa MB e faz parte da campanha ???Nossa cidade mais limpa???, que conta ainda com cinco novos caminhões, já sendo utilizados para coleta de lixo doméstico, e 300 contêineres de lixo orgânico em avenidas, unidades de saúde e escolas, já em fase final de implantação.