Quem será o rei do minicampo de Nova Odessa em 2020? A 22ª edição de um dos torneios mais disputados da região abre o calendário do futebol amador novaodessense começa neste final de semana, com 14 partidas marcadas para sábado (15) e domingo (16). Ao todo, 30 times iniciam a luta pela taça, dois a mais que em 2019. O campeonato, que deve durar três meses, é organizado pela Liga Novaodessense de Futebol com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo.
O Vila Nova, atual campeão, pega Os Renegados na estreia. O time dirigido pelo técnico Allan Chagas vem redondinho para defender o título. “Mantivemos a base campeã no ano passado e trouxemos alguns reforços”, disse Chagas. O jogo, válido pelo Grupo A, está previsto para sábado, às 16h, no Estádio Municipal ‘Natal Gazzetta’, o campo do Progresso.
Campeão em 2018 e eliminado pelo Vila nas semifinais da última edição, o Esfer/Matsubara promete vir com tudo para brigar pelo “trono”. “O Matsubara sempre entra no campeonato para vencer, e agora não vai ser diferente. Vamos em busca do título”, avisou o presidente do clube do Jardim Eneides, Valdecir Viana, o “Joia”. O Laranja Mecânica está no Grupo B e faz o jogo de abertura do torneio, sábado, às 14h, no Progresso, diante do Novorizontino.
Além dos últimos dois campeões, estreiam no sábado Bigas e Unidos do São Manoel, às 15h, e Panela Velha e Barbarex, às 17h, no campo do Progresso; Caju x São Francisco, às 14h, Juventude x Marajoara, às 15h, e Bela Vista x Triunfo, às 16h, no campo do São Jorge.
No domingo, são mais sete confrontos: United x União Paulista, às 8h, Será Meu Deus x Klavin, às 9h, Fortaleza x Atlético Novaodessense, às 10h, e RT Pisos x Milan, às 11h, no Progresso; Orion x Ipê Roxo, às 8h, Unidos da Brahma x Império, às 9h, e Maranhão x Borussia, às 10h, no São Manoel. Todos os jogos têm entrada gratuita.
Entre os clubes tradicionais, destaca-se a ausência do UVA na 22ª edição do campeonato. A equipe da Vila Azenha – que levantou o caneco em 2017 e, ao lado no Matsubara, protagoniza a maior rivalidade do futebol local – passa por processo de reformulação.
O presidente da Liga, Isaac Moura, projeta mais um campeonato com grandes jogos e muita emoção. “Além de equipes fortes, com tradição no minicampo, este ano teremos equipes novas e times que se reforçaram com objetivo de conquistar o título. Sem dúvida, quem ganha é quem for assistir aos jogos”, avaliou Isaac Moura.
Para o secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, Levi Tosta, o número de equipes inscritas comprova o sucesso da competição. “Em 22 anos, nosso minicampo virou referência na região de Campinas. Ao lado do futsal, do veterano e do amador, é um dos principais torneios de futebol da cidade, e todos querem vencer”, comentou Tosta.
REGULAMENTO. No Campeonato de Minicampo de Nova Odessa, os times se enfrentam entre si em quatro grupos (A, B, C e D) e os quatro primeiros colocados de cada módulo avançam para a segunda etapa, com quatro grupos formados por quatro equipes. Nessa fase, classificam-se os dois melhores de cada grupo, que iniciam os mata-matas (quartas de final, semifinais e a grande final). Como há grupos com sete e oito equipes, a cada rodada, dois vão ficar “no chapéu”. Os primeiros a folgar serão Gato Fanta e França.
Jogos da 1ª rodada
Sábado, 15/2
Campo do Progresso
14h – Esfer/Matsubara x Novorizontino
15h – Bigas x Unidos do São Manoel
16h – Vila Nova x Os Renegados
17h – Panela Velha x Barbarex
Campo do São Jorge
14h – Caju x São Francisco
15h – Juventude x Marajoara
16h – Bela Vista x Triunfo
Domingo, 16/2
Campo do Progresso
8h – United x União Paulista
9h – Será Meu Deus x Klavin
10h – Fortaleza x Atlético Novaodessense
11h – RT Pisos x Milan
Campo do São Manoel
8h – Orion x Ipê Roxo
9h – Unidos da Brahma x Império
10h – Maranhão x Borussia
Equipes participantes
GRUPO A
Vila Nova
Os Renegados
Bigas
Unidos do São Manoel
United FC
União Paulista
Será Meu Deus
Klavin
GRUPO B
Esfer/Matsubara
Maranhão
Novorizontino
Borussia
Caju
Gato Fanta
São Francisco
GRUPO C
Juventude
Marajoara
Barbarex
Panela Velha
Fortaleza
Atlético Novaodessense
Unidos da Brahma
Império
GRUPO D
Orion
Ipê Roxo
Bela Vista
Triunfo
RT Pisos
Milan
França