Nova Odessa recebeu nesta sexta-feira, dia 13, mais cinco médicos cubanos. Todos chegaram ao Brasil no dia 11 de novembro e
ficaram em São Paulo, onde passaram pelos cursos de preparação e pelos
exames para aprovação no programa. Agora, eles passarão por duas semanas de adaptação, para conhecerem o funcionamento da rede municipal de saúde, e começar a atender a população a partir do dia 6 de janeiro de 2014.
Com a chegadas destes novos médicos, Nova Odessa passa a contar com sete profissionais estrangeiros enviados pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal, ao município. As UBSs do São Manoel e do Alvorada já contam com o atendimento de Odalys Rojas Perez e Odalmis Silot Londres, respectivamente.
Felicita Rafaela Liriano Castillo, 53, atua como médica generalista há 27 anos e atenderá os pacientes da UBS (Unidade Básica de Saúde) 1, na região central. Esther Cano Pozo, 48, tem 24 anos de atuação na área médica e vai atender na UBS 2, no bairro São Jorge. Mais nova entre os cubanos que chegaram a Nova Odessa, Zuleika Castelnau Sanches, 40, atenderá os pacientes do bairro São Francisco, na UBS 4. Ela tem 15 anos de experiência como médica.
Feliz Alberto Cabrera Navarro, 51, tem 25 anos de experiência em medicina e se juntará a equipe na UBS 3, no Jardim São Manoel. A UBS V, no bairro Alvorada, que já conta com o atendimento de Odalmis, terá também agora o cubano Esteban Aurélio Rodrigues Perez, 45, há 21 anos atuando como médico generalista.
De acordo com a diretora de Atenção Básica Preventiva, Adriana Cristina Welsh Ferraz, a carga horária desses profissionais é de 40 horas semanais, sendo 8 horas em atividades educativas. ????? um reforço no nosso atendimento preventivo e esses profissionais têm o perfil de atendimento comunitário, próximo à população. O trabalho deles vem somar ao desenvolvido pelos médicos brasileiros e, quando há humanização, proximidade com o paciente, não importa a nacionalidade do médico. Nossa população precisa ser atendida com qualidade e é isso que estamos buscando a cada dia???, afirmou.
???Eu só tenho recebido elogios da população pelo atendimento prestado pelas médicas Odalmis e Odalys que chegaram a Nova Odessa em novembro. Desejo que esses cinco novos profissionais tenham o mesmo empenho e dedicação que elas têm e que sejam muito bem recebidos em nossa cidade. Buscamos sempre prestar um atendimento de qualidade ao nosso povo e a chegada desses médicos reforça nossa atenção básica???, afirmou o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.