A Vigilância Epidemiológica de Nova Odessa informou no boletim de quinta-feira (15/07/21) o registro nos sistemas de mais 12 casos positivos de Covid-19 em moradores da cidade com relação ao boletim da última terça-feira, além de mais 11 pacientes que superaram a doença. Nova Odessa chegou assim a 5.775 pacientes positivados ao longo dos 17 meses de pandemia, com 5.116 curados (ou 88,5% dos contaminados).

Houve ainda informação de dois novos óbitos pelo novo coronavírus de datas anteriores, de forma que a cidade chegou à marca de 201 moradores vitimados pela Covid-19, o que resulta em uma taxa de letalidade real de 3,48%, além de 11 moradores de outras cidades que falecem aqui.

O número de óbitos em investigação manteve-se estável em quatro. Os casos suspeitos aguardando o resultado de exames subiram para 249 (42 a mais que na última terça-feira).

Segundo a Vigilância Epidemiológica, ainda é comum que casos de semanas ou mesmo meses atrás demorem a surgir nos relatórios oficiais, devido à demora para a digitação dos dados do paciente nos sistemas pela equipe da cidade onde ocorreram. Em outros casos, o inquérito epidemiológico também pode demorar a ser concluído.

Os dois óbitos informados pela Vigilância Epidemiológica, por exemplo, ocorreram em Campinas. As vítimas foram um homem de 58 anos morador do Jardim Nossa Senhora de Fátima e um homem de 40 anos morador do Jardim São Jorge. Eles faleceram nos dias 07 e 10 de julho, respectivamente.

O número de moradores de Nova Odessa internados com sintomas respiratórios ou de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) subiu de 11 para 15. Havia, na quinta-feira, três novaodessenses internados na UR (Unidade Respiratória) do Alvorada (um a mais que dois dias antes), sete na nova ala respiratória do Hospital Municipal (dois a mais) e os mesmos quatro em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) de hospitais de outras cidades da região e do Estado.

CUIDADOS

A Prefeitura de Nova Odessa reforça seu pesar pelas pessoas que perderam suas vidas para o vírus e se solidariza com suas famílias e amigos. O Município segue fazendo tudo ao seu alcance para garantir as condições de atendimento aos pacientes pela Rede Municipal de Saúde.

Não há falta de leitos de baixa e média complexidade nem de respiradores na cidade. No entanto, os leitos de alta complexidade em hospitais da região continuam em situação crítica, e Nova Odessa depende integralmente do Estado, através da CROSS, para obter estas vagas de UTI para seus moradores.

Apesar de a campanha de vacinação contra a Covid-19 continuar avançando diariamente em Nova Odessa, a Secretaria Municipal da Saúde sempre reforça a necessidade de se continuar mantendo os cuidados para combater a disseminação do novo coronavírus enquanto durar a pandemia, principalmente o uso constante de máscaras, a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel a 70% e o isolamento social, evitando-se aglomerações.

Saiba mais sobre o combate à pandemia diariamente em http://www.novaodessa.sp.gov.br/, https://www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessa/ e https://www.instagram.com/prefeituradenovaodessa/.