??????A harmonia do corpo e da alma… Nós, na nossa cegueira, separamos estas duas coisas para inventar um realismo vulgar e uma idealidade vazia!??? 
Oscar Wilde, em O Retrato de Dorian Gray
Poucas vezes na história deste país, uma liderança tem causado tanto fanatismo quanto Jair Bolsonaro. Polêmico e falastrão, o deputado é mais um Antonio Conselheiro que esta imensa Canudos produz de tempos em tempos! Mais que ideologias e bandeiras, nossa cultura é mais afeita a caminhos ???mais curtos???, com uma boa dose de psicose maníaco-depressiva! Em nossos delírios tropicais, estamos esperando por um novo Messias que fará o sertão virar mar e o mar virar sertão.
Definir o bolsonarismo – embora, não seja sua exclusividade – envolve três conceitos, um tanto ???doutorais???: (a) imunização cognitiva, (b) wishful thinking e (c) low profile! Como todo analista com tendência ao radicalismo, o bolsotaleban sofre de (a) imunização cognitiva, ou seja: não só nega qualquer ideia que não seja idêntica a dele, como cria uma barreira a tudo que parta de um veículo de comunicação ou interlocutor que diga o que ele não está disposto a ouvir. Qualquer crítica à ???Força??? é blasfêmia, desespero de perdedor ou Fake News! Assim, a rede Globo e toda a grande mídia ???será destruída quando as torneiras governamentais pararem de sustenta-las???. Hugo Chávez e Nestor Kirchner ficariam orgulhosos de seus discípulos…
Assim como, as esquerdas pecam por ter uma visão míope do setor privado, a direita sofre de cegueira total em relação ao setor público! Sabem que ???o princípio da legalidade no âmbito das relações privadas determina que ao particular é permitido fazer tudo o que a lei não proíba???! Mas, não têm a menor ideia de que ???no âmbito da Administração Pública, o princípio da legalidade estabelece que a ela somente é permitido fazer o que a lei permite???. Lembro do conceito de (b) wishful thinking, pois tomam seus desejos por realidade, em vez de se basearem em fatos e racionalidade. Acreditam, ingenuamente, que um chefe de executivo tenha um poder discricionário absoluto e que ???só não faz porque não quer ou porque tem ???rabo preso???…???.
Bolsonaro tem a capacidade de transformar o (c) Low Profile em verdadeiras teses de desenvolvimento social e econômico do país. Assim, um suposto ???kit gay??? e bate-bocas sobre questões pontuais com seus opositores ideológicos se transformam em questões nacionais. Ignorante confesso em temas como saúde, educação e economia, o ex-militar faz análises e propõe soluções paridas nas redes sociais ou no botequim da esquina: o problema da saúde ???são os médicos que não querem trabalhar???; a solução da educação está ???na falta de disciplina dos alunos e na falta de autoridade do professor???; e ???se acabarmos com a corrupção, sobrará dinheiro para resolvermos todas as mazelas do país???.
Sai Neymar, entra Felipe Mello…
ORESTES CAMARGO NEVES