Escritores de língua portuguesa, com mais de 18 anos, tiveram 365 dias para inscrever suas obras, nunca antes publicadas, no Concurso literário Agostinho de Cultura. Cerca de um mês após o encerramento das inscrições, em 31 de julho, as 271 obras enviadas à Editora Adonis passam agora por análise de um júri formado por mestres e doutores das áreas de educação e letras, sendo especialistas em literatura infantil.
Fazem parte do corpo de jurados Severino Antônio Moreira Barbosa, Antônio Carlos Miranda, Regiane Rossi Hilkner, Marta Mancini e Débora Barbosa, que analisarão as obras inéditas vindas dos estados de Alagoas, Bahia, Brasília (DF), Ceará, Minas Gerais, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Assim como na edição anterior, o concurso também recebeu inscrições de Portugal.
 Serão premiados quatro escritores em cada uma das cinco categorias (Série Primeiro Leitor, Leitor Iniciante, Leitor em Processo, Infantojuvenil, Neoleitor e Poesia para todas as idades).
Os textos selecionados serão anunciados em outubro deste ano. A Editora pode ainda manifestar interesse por trabalhos inscritos, indicados pelos jurados e que não obtiveram o prêmio.